Agrishow terá apresentação do Corredor Agro de São Paulo e oportunidades de negócios
O Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, o Corredor Agro, iniciativa que visa integrar as regiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos, estará presente na programação da 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, que acontece de 1º a 5 de maio de 2023, em Ribeirão Preto (SP). Serão dois encontros técnicos com o objetivo de integrar os atores do ecossistema de inovação e apresentar oportunidades de negócios. As ações têm o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Embrapa e do Sebrae-SP.
No dia 1º, dia da abertura da Agrishow, as instituições integrantes do Corredor Agro farão uma apresentação da iniciativa a partir das 15h45, no estande da Secretaria de Agricultura. A proposta, baseada em um conceito internacional, visa fortalecer a inovação agropecuária no estado com foco em soluções para a transformação digital no campo, a sustentabilidade e a bioeconomia, contemplando diferentes pólos de desenvolvimento regional.
Outro evento, marcado para quarta-feira, dia 3, também no estande da Secretaria, será o painel "Corredor Agro: Oportunidades para novos negócios", em que atores das cinco regiões do Corredor irão apresentar oportunidades de negócios em diferentes segmentos tecnológicos. Os temas são biotecnologia, clima, nanotecnologia, fotônica e tecnologias quânticas, bioenergia, turismo rural e tecnológico, e ainda acesso ao mercado e rastreabilidade com foco em frutas, verduras e legumes (FLV). Participam dos painéis representantes do Polo da Agência USP de Inovação de Ribeirão Preto, da empresa Agroclima by Climatempo, da Embrapa, do Instituto Agronômico (IAC) e do Sebrae-SP.
Sobre o Corredor Agro
O Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo está baseado num conceito de desenvolvimento regional que visa promover a conexão entre hubs tecnológicos e ambientes de inovação e o setor produtivo a fim de compartilhar recursos, conhecimento e competências e impulsionar a inovação aberta e o empreendedorismo. Entre as referências globais, estão os corredores britânico The UK Innovation, o canadense The Calgary–Edmonton e o americano Texas Innovation.
As regiões abrangidas pelo Corredor em São Paulo perfazem 420 quilômetros e contemplam cidades âncoras que são referência para a produção agropecuária nacional e também reconhecidas por concentrarem importantes pólos de ciência e tecnologia, com a presença de instituições de pesquisa, empresas e startups. Conta, por exemplo, com cinco universidades que juntas formam mais de mil profissionais em ciências agrárias por ano. As mesorregiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos também concentram mais de 300 startups ligadas ao setor agropecuário, de acordo com o mapeamento realizado.
0 comentário
Jacto lança no Show Rural Coopavel tecnologias que reforçam liderança em pulverização
Wall Street abre em alta após semana de queda no setor de tecnologia, Amazon cai
Correção do solo 2: Formas de aplicação do calcário e os resultados da pesquisa
"Diversificação de culturas é uma forma de segurança e lucratividade ao produtor", explica supervisor da Cooxupé
Sicredi leva R$ 2,5 bilhões em crédito para o Show Rural Coopavel 2026
Bessent diz que cabe a Trump decidir se Warsh poderá ser processado por suas decisões de política monetária