Missão da CNA à Argentina debate regras ambientais da União Europeia
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na última semana, de uma intensa agenda de compromissos em Buenos Aires, na Argentina.
A primeira reunião ocorreu, na quarta (24), na Embaixada do Brasil na Argentina, com o primeiro secretário do setor Econômico, Paulo Gustavo Barbosa, e a adida agrícola, Andrea Parilla, responsável por acompanhar os temas de agricultura no país.
Na reunião, foi discutida a necessidade de manutenção das relações comerciais entre o Brasil e Argentina, a ampliação das negociações com países fora do bloco do Mercosul e a posição conjunta de países produtores de alimentos frente às novas barreiras ao livre comércio.
Ainda na quarta, a CNA participou de uma reunião com entidades das cadeias de soja e carne e com representantes da plataforma Visec, responsável pelo monitoramento e verificação de toda a soja comercializada na Argentina. O principal assunto tratado foi o modelo de certificação europeia para atendimento do Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) e os impactos no agro.
O coordenador de Inteligência Comercial da CNA, Felipe Spaniol, explicou que a entidade certificadora para produtos de livres de desmatamento do país vizinho antecede a exigência EUDR, mas se propõe a resolver a comprovação necessária a partir de 01 de janeiro de 2025.
No entanto, excluiu da cadeia produtores que tenham legalmente aberto novas áreas, conforme a “Ley dos Bosques”, equivalente ao Código Florestal Brasileiro, que fere a soberania nacional.
“A posição da CNA é que não se pode excluir nenhum produtor da cadeia e é indispensável que as leis e regulamentos de cada país sejam observadas, sem punir produtores e empresários a partir de regras de outros países”, disse.
Na quinta (25), Felipe Spaniol e o vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, participaram de evento com a presença do embaixador da União Europeia na Argentina, Amador Sanchez Rico, e representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil dos setores público e privado, na sede da Sociedade Rural Argentina (SRA).
A pauta da reunião girou em torno da Lei Antidesmatamento da União Europeia e os impactos sobre as cadeias. “A posição europeia foi a mesma que já ouvimos diversas vezes dos representantes da UE no Brasil e na Europa: a lei está em vigor, não deve ser alterada e, apesar de não ter todas os processos concluídos, será cobrada a partir de 1º de janeiro de 2025”, afirmou Felipe.
Durante o debate, os países do Mercosul se manifestaram contrários à medida europeia, rechaçando o modelo impositivo de regramento ambiental. “Diferente do que escutamos na reunião do dia anterior, com a certificadora argentina Visec (que em grande medida representa os interesses da agroindústria), a posição dos produtores é de não aceitação das novas exigências que vão além do que as regras nacionais estabelecem e do que foi pactuado em acordos internacionais”, esclareceu Spaniol.
Já na sexta (26), o Conselho Diretivo da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm) se reuniu para construir uma declaração conjunta para a reunião de ministros do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), a respeito da entrada da Bolívia no Mercosul, necessidade de tropicalização de indicadores, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e a medida da EUDR.
“Existe um consenso no bloco em relação aos impactos que a EUDR pode trazer para o setor agropecuário dos países sul-americanos. Esse foi o principal assunto tratado durante a nossa missão e, sem dúvidas, essa necessidade de demonstrar a nossa preocupação com as medidas europeias vêm em boa hora”, conclui o coordenador da CNA.
Os ministros do CAS emitiram uma declaração conjunta que reforça os pleitos da Farm em relação a EUDR. Os pontos são: 1) adiar o início do Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento; 2) eliminar o sistema de risco; 3) inconsistências com a OMC; 4) preocupação com exclusão de pequenos produtores da cadeia.
No decorrer da missão, a entidade também esteve presente na ExpoRural, maior feira agropecuária da Argentina, que acontece em Palermo, para a premiação aos campeões da feira.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli