Emater-MG celebra conquistas de 2024 e homenageia extensionistas rurais
Pioneira no serviço de extensão rural no país, a Emater-MG reuniu uma extensa lista de motivos para festejar no seu aniversário de 76 anos. Na solenidade comemorativa, realizada nesta quinta-feira, na sede da empresa em Belo Horizonte, foi destacado o trabalho de décadas da empresa em prol dos produtores de queijo que culminou com o reconhecimento do modo de fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas (unesco), na última quarta-feira (dia 4).
O evento (transmitido ao vivo pelo Youtube), contou com a presença de diversas autoridades e destacou alguns trabalhos de grande relevância desenvolvidos pela empresa. “A Emater-MG está sempre levando esperança e prosperidade no campo. Mas a empresa tem participado de conquistas históricas como esse título da Unesco para os queijos artesanais de Minas. A Emater foi primordial desde o início da candidatura, com a formulação do dossiê e a caracterização das regiões produtoras, então é um orgulho para a gente fazer parte desse grande feito”, comentou o diretor presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, foi agraciado com o Mérito da Extensão Rural, concedido a personalidades com contribuição relevante ao serviço de extensão rural (Ater) em Minas. Como não pode estar presente, ele mandou um vídeo salientando a importância da empresa para o desenvolvimento rural no estado. “Fico muito feliz de saber que o Estado de Minas Gerais sabe valorizar nossa agricultura familiar e oferecer oportunidades e geração de renda para os produtores. Espero que nos próximos anos, possamos continuar colhendo muitos outros frutos que a Emater-MG tem plantado ao longo desses 76 anos”, destaca o vice-governador.
Repactuação da Tragédia de Mariana
No evento, a empresa de extensão rural homenageu produtores e parceiros. O produtor rural Maurício Capistrano Costa, de Medina, no Vale do Jequitinhonha, foi lembrado pela produção de café especiais, com o comprometimento com a conservação de solo e água. Já Uanderson Batista de Carvalho representou os jovens rurais, que agora ganham um foco especial da Emater-MG com o recém-lançado programa Futuro no Campo.
Os parceiros destaque foram a Coopervass - Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (categoria Associação Rural), a NTV (Empresa de Comunicação), a Harsco Minerais Ltda (Empresa Destaque), e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Órgão Público). Este ano, a parceria entre a Emater-MG e a Seplag se intensificou, em função do acordo de repactuação da Tragédia de Mariana.
“A Emater-MG assumiu com a repactuação de uma enorme responsabilidade, diversos projetos de recuperação, nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem em Mariana. Projetos que a população local espera muito e parte deles tem um fundo perpétuo que irá financiá-los. O objetivo é transformar aquela região num modelo mundial de recuperação produtiva e a população confiou isso a Emater-MG porque ela é uma grande instituição e uma referência nacional”, salientou o secretário adjunto da Seplag, Luís Otávio Milagres de Assis.
2,6 milhões de atendimentos
Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG atendeu no último ano cerca de 350 mil produtores rurais e fez aproximadamente 2,6 milhões de atendimentos ao público em geral. A Emater-MG tem escritórios em 817 municípios, mediante convênios com as prefeituras municipais.Ao longo desta sua trajetória vem contribuindo para o crescimento do setor agropecuário de Minas Gerais, sempre buscando promover o desenvolvimento sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural. Só naparceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), mais de 3,4 mil escolas estaduais e mais de 22 mil agricultores foram capacitados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Minas Gerais.
Na solenidade, também foram feitas homenagens aos profissionais de Ater pelo Dia Nacional do Extensionista Rural, que é comemorado no dia 6 de dezembro. Tadeu Ribeiro Tavares de Melo (lotado na Unidade Regional de Belo Horizonte e presidente da Associação dos Amigos da Extensão Rural Pública - Adaerp) e Vanessa Cristina Ribeiro, da Unidade Regional de Patos de Minas, foram escolhidos pelos profissionais da casa como funcionários destaque. “Trabalhar com a extensão rural é mais que um emprego, é um chamado para transformar vidas, fortalecer comunidades e pessoas e contribuir para um futuro mais justo e sustentável no campo”, definiu emocionado Tadeu Melo.
0 comentário
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril
EUA afirmam ter atacado militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria
Banco Mercantil propõe aumento de capital e dividendos após regularização de dívida com a União
Agronegócio brasileiro perde Paulo Garollo, o "papa do milho", nesta 4ª feira (24)