“Mestres no Agro”: De Olho no Material Escolar lança projeto de qualificação de educadores sobre o setor rural
Proporcionar capacitação contínua para profissionais de ensino sobre temas essenciais do setor agropecuário, com palestras de especialistas renomados em diversas áreas, programação cultural e visita de campo. Com essa proposta, foi lançado nos dias 12 e 13/12, em Piracicaba, o piloto do projeto “Mestres no Agro”. A turma inicial contou com 220 profissionais convidados, que atuam diretamente no Curso Técnico em Agronegócio. A partir de 2025, esse curso vai alcançar cerca de 180 escolas de 55 Diretorias de Ensino, no âmbito do Programa Educação Profissional Paulista. Eles receberam um certificado e poderão multiplicar essas informações em sala de aula.
A programação tratou de 11 macrotemas cuidadosamente estruturados, garantindo um conteúdo técnico de alta qualidade e uma dinâmica eficiente. Entre os assuntos abordados, destacaram-se leis ambientais, uso do solo, desmatamento, as principais cadeias do agronegócio, exportações e impacto no PIB, sustentabilidade, transição energética, independência alimentar, associativismo e muito mais.
O time de palestrantes incluiu pesquisadores de instituições como Esalq/USP, Embrapa Pecuária, Embrapa Soja, Centro de Estudos do Agronegócio da FGV, Embrapa Territorial e Insper Agro Global, entre outras. Todos foram selecionados por sua expertise reconhecida e participaram de forma voluntária.
Além disso, a maior parte da programação – que também incluiu apresentações musical, de teatro e visita de campo a instalação da Coplacana - foi gravada e será disponibilizada online, permitindo que os docentes da rede pública e outros agentes da educação possam acessar o conteúdo. O evento também ofereceu oportunidades valiosas para intercâmbio, debates, aprendizado prático e atualização de conhecimentos.
Lançamento - O lançamento do projeto aconteceu no Instituto Pecege. Estiveram presentes durante a programação a presidente da De Olho no Material Escolar, Letícia Jacintho, o presidente da Fundação Para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fabricio Moura Moreira, o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, além de Ricardo Shirota, presidente do Instituto Pecege, e Marcos Farhat, Presidente da Coplacana, entre outras autoridades municipais e estaduais.
Para Letícia Jacintho, a iniciativa é um marco significativo no fortalecimento do alcance da associação. “Este projeto reforça nosso compromisso com a promoção de uma educação embasada em conhecimento científico e fontes qualificadas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das novas gerações, do setor produtivo e do nosso País”, explicou.
O secretário Fábio Prieto destacou que o agronegócio é o coração econômico do Brasil, e formar educadores com conhecimento aprofundado é um passo estratégico para preparar os jovens para os desafios do futuro. “A capacitação dos educadores sobre o agronegócio é fundamental para promover a integração entre o conhecimento técnico e a prática no campo. Iniciativas como o 'Mestres no Agro' são essenciais para garantir que as futuras gerações de profissionais compreendam a importância do setor para o desenvolvimento sustentável e para a economia do Brasil."
Elayne Brancalion, supervisora de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, resumiu as perspectivas abertas pelo evento. “A participação dos nossos professores nesta formação é de extrema importância para ampliar o alcance do curso técnico de Agronegócio, já existente nas escolas da rede estadual”, afirmou.
Segundo o supervisor Eduardo Silva dos Santos, integrante da turma piloto, a experiência foi muito enriquecedora: “Tivemos a oportunidade de participar desse evento de dois dias, cujo principal objetivo é justamente adquirir essas informações e levar para nossas equipes, para nossos alunos a possibilidade de entender o agro na sua amplitude”.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli