UE planeja tarifas sobre produtos agrícolas e fertilizantes da Rússia e Bielorrússia
![]()
BRUXELAS, 28 de janeiro (Reuters) - A Comissão Europeia propôs na terça-feira impor tarifas sobre mais produtos agrícolas e certos fertilizantes à base de nitrogênio da Rússia e de sua aliada Belarus para evitar uma potencial ameaça à segurança alimentar da UE.
O executivo da UE aumentou as tarifas no ano passado sobre importações de grãos dos dois países. Ele disse que as novas tarifas se aplicariam a 15% das importações agrícolas da Rússia em 2023 que não tinham sido sujeitas anteriormente a impostos aumentados.
As tarifas sobre certos fertilizantes à base de nitrogênio apoiariam a produção nacional e permitiriam a diversificação do fornecimento de outros lugares, disse a Comissão. Em um comunicado, o governo disse que queria atingir as receitas de exportação russas e a capacidade de Moscou de travar uma guerra contra a Ucrânia, além de reduzir a dependência de importações dos dois países.
"Tais importações, particularmente de fertilizantes, tornam a UE vulnerável a potenciais ações coercitivas da Rússia e, portanto, representam um risco à segurança alimentar da UE", afirmou a Comissão.
O aumento da tarifa de fertilizantes incluiria medidas de mitigação caso os agricultores da UE vissem aumentos substanciais de preços.
A Comissão afirmou que isso não afetaria o trânsito de exportações agrícolas e de fertilizantes russos para países terceiros.
A UE havia evitado anteriormente impor sanções aos produtos agrícolas e fertilizantes russos para não perturbar o fornecimento global, principalmente para os países em desenvolvimento.
A proposta da Comissão entrará em vigor após a aprovação esperada pelos governos da UE e pelo Parlamento Europeu. No ano passado, as novas tarifas levaram cerca de dois meses para entrar em vigor.
Reportagem de Philip Blenkinsop em Bruxelas; Edição de Nia Williams
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli