Prosa Agro do Itaú BBA discute implicações do cenário macroeconômico global e brasileiro no Agro
O mais recente episódio do podcast Prosa Agro do Itaú BBA discute as implicações do cenário macroeconômico global e brasileiro no Agro em 2025, e conta com a participação de Cesar Castro Alves, gerente da Consultoria Agro do Itaú BBA, e Pedro Renault, superintendente de Pesquisa Econômica do Itaú Unibanco. No episódio, os especialistas abordam as expectativas em torno da agenda Trump 2.0 e como deve ficar o comércio exterior com o Brasil, expectativas para juros e câmbio e a visão da equipe de macroeconomia para as economias chinesa e brasileira.
Pedro Renault ressalta que a tarifação por parte do governo Trump vem sendo utilizada de duas maneiras: como mecanismo de protecionismo e como forma de obter concessões. Atualmente, o Brasil exporta para os Estados Unidos commodities agrícolas e produtos básicos, além de aeronaves. Nesse cenário, a previsão é de que o impacto para a economia brasileira seja causado a priori por consequência da guerra comercial que se estabelece a nível global. Isso, pois os itens brasileiros exportados atualmente não têm histórico de tarifação, com exceção do aço, e porque a medida de aumentar as tarifas por parte do governo americano tem priorizado países que exportam mais do que importam dos EUA, o que não é o caso brasileiro.
Além disso, o Brasil é o maior fornecedor de café arábica em escala mundial e os EUA têm enfrentado escassez de carne bovina, fatores que contribuem para a não tarifação pesada desses produtos. No entanto, Pedro Renault destaca que o contexto mundial tende a gerar efeitos indiretos na economia brasileira, tendo em vista que, no último mandato de Donald Trump, o Brasil ganhou mercado na China com o aumento das exportações brasileiras, principalmente de soja e milho, como consequência da guerra comercial. Contudo, como esse espaço já foi conquistado, a tendência é que o cenário não se repita.
No que diz respeito às perspectivas para o Agro brasileiro em 2025, apesar da expectativa de boa safra, há quadro de juros altos e previsão de desaceleração da economia. Cesar Castro Alves aponta que “a gestão de risco será muito importante nesse ano e é fundamental estar atento aos melhores momentos de compra de insumos e análise das relações de troca, pois vão existir oportunidades mesmo em meio a cenário desafiador”.
Para ouvir o episódio completo, acesse o canal Prosa Agro Itaú BBA:
Spotify:https://open.spotify.com/episode/0Ea6cpWeMj66soaIIhF8yz?si=UREWm6BRRSGjIHL03EPP7g
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli