FAEA participa de encontro sobre ações preventivas para o setor rural em face de cheias e estiagens
A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) participou, nesta terça-feira (18), de uma reunião na sede da Defesa Civil do Amazonas sobre as previsões climáticas para o estado e a divulgação do Prognóstico Hidrometeorológico, que detalha a expectativa de cheias e estiagens para este ano.
Com foco nos possíveis impactos para o setor rural, a reunião teve como principal objetivo minimizar os efeitos de fenômenos climáticos, como cheias e secas, com ênfase na proteção das comunidades mais vulneráveis do estado. Além disso, discutiu-se a produção agrícola e estratégias para garantir o abastecimento alimentar das populações afetadas.
O Prognóstico Hidrometeorológico foi elaborado pelo Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), em parceria com órgãos meteorológicos nacionais e internacionais. O documento oferece estudos detalhados sobre as chuvas, os níveis dos rios e possíveis eventos climáticos extremos para os próximos meses, visando servir como uma ferramenta estratégica para a tomada de decisões e a implementação de ações preventivas.
A reunião contou com a presença de representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros órgãos.
“É muito importante que haja um planejamento prévio diante da perspectiva de cheia e estiagem neste ano, de modo a se minimizar os impactos negativos junto ao setor rural. A FAEA estará difundindo essas informações e irmanada à Defesa Civil nas ações que sejam oportunas nesse contexto”, disse o presidente da FAEA, Muni Lourenço.
0 comentário
Agropecuária ajuda a segurar inflação em novembro
Estoques de óleo de palma da Indonésia caem 10% em outubro com demanda doméstica maior
IPPA/Cepea: IPPA cai em novembro, mas acumula alta de 10% no ano
Exposição de fraude em grupo chinês traz alertas importantes ao agro do BR e faz convite à esclarecimentos para tranquilizar agricultores em momento de crise
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja