CNA debate titularidade em faixa de fronteira
A Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA se reuniu, na quarta (16), para discutir, entre outros temas, a ratificação de títulos de propriedades em faixa de fronteira.
O presidente da comissão, Marcelo Bertoni, relatou a preocupação do setor com a questão, que hoje engloba 11 estados e representa 16,6% do território nacional.
Bertoni afirmou que é importante o acompanhamento do Projeto de Lei 4497/2024, do deputado Tião Medeiros, que propõe a prorrogação, de 2025 para 2030, do prazo para ratificação dos registros imobiliários decorrentes de alienações e concessões de terras públicas situadas nas faixas de fronteira.
A Lei 13.178/2015 tornou obrigação legal a ratificação dos imóveis em faixa de fronteira. Os imóveis não ratificados até outubro/2025 poderão ser incorporados ao patrimônio público como terras da União e o proprietário se tornará posseiro.
O PL 4497 pede a ampliação desse prazo, dando mais cinco anos aos proprietários de imóveis na faixa de fronteira para fazer a ratificação.
O técnico da comissão, Érico Goulart, trouxe dados sobre a ratificação de fronteira e explicou que ela é feita por registro imobiliário e não por imóvel, diretamente em cartório.
Imóveis com até 15 módulos fiscais não necessitam de certificação de georreferenciamento. Acima de 15, é necessária a certificação e atualização do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural. No caso dos imóveis com áreas superiores a 2,5 mil hectares, a ratificação deve ser aprovada pelo Congresso Nacional.
Mírian Vaz, chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, afirmou que a confederação está trabalhando junto à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para dar celeridade ao projeto de lei na Câmara e no Senado.
Marco temporal - A comissão também discutiu as negociações da mesa de conciliação do marco temporal no STF. O diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz, falou sobre o andamento dos debates.
0 comentário
Importação de óleo de palma pela Índia cresce em novembro em meio a preços mais baixos
China sairá da lista de 5 principais destinos de exportação da Alemanha pela 1ª vez desde 2010
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo