Fortes inundações atingem região agrícola da Argentina e milhares são evacuados
BUENOS AIRES (Reuters) - Milhares de moradores foram evacuados no sábado, enquanto as chuvas castigavam o norte da província argentina de Buenos Aires, um importante centro agrícola, e causavam graves inundações.
O Serviço Meteorológico Nacional, que emitiu alerta vermelho para a região na noite de sexta-feira, relatou chuvas entre 150 e 250 mm (6 a 10 polegadas) entre as cidades de Zárate e Arrecifes. Alertou que as tempestades estavam "se regenerando constantemente", com previsão de mais chuva.
Imagens de televisão mostraram moradores de Zarate, a 100 km da capital, navegando por ruas submersas em barcos carregados de pertences.
Um ônibus de longa distância com 44 passageiros ficou preso nas águas da enchente na Rota 9, perto de Zarate. "A água começou a entrar e cobriu tudo", disse o motorista ao canal de televisão local C5N.
Em San Antonio de Areco, mais de 260 mm caíram em 24 horas – uma quantidade que o prefeito local, Francisco Ratto, chamou de "raramente superada".
A forte precipitação na principal região exportadora de alimentos deve causar mais atrasos na colheita de soja em andamento.
A Argentina é o maior exportador mundial de farelo e óleo de soja, bem como o terceiro maior exportador de milho e um grande exportador de trigo.
Reportagem de Eliana Raszewski e Matias Baglietto; Texto de Brendan O'Boyle; Edição de Rod Nickel
0 comentário

Corte inesperado de metade dos recursos do Seguro Rural deve provocar reação em Brasília

Canadá vai criar medidas tarifárias sobre aço e alumínio em breve, diz premiê

Furacão Erick atinge a costa do Pacífico no México

Tempo e Dinheiro - programa especial - 19/06/2025

Irã manteve conversas diretas com EUA em meio à intensificação do conflito com Israel, segundo diplomatas

Netanyahu diz que mudança ou queda do regime iraniano não é objetivo, mas pode ser resultado