Fávaro classifica ação dos EUA como "indecente" e afirma que Brasil está diversificando mercados
![]()
O ministro Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, trouxe seu posicionamento sobre as tarifas impostas ao Brasil pelos Estados Unidos de 50% nesta quinta-feira (10), chamando a ação do presidente americano Donald Trump de "indecente". Fávaro afirma que o Brasil está agindo de maneira pró-ativa, inclusive buscando diversificar ainda mais os mercados para os produtos brasileiros.
"Telefonei para as principais entidades representativas dos setores mais afetados, o setor de suco de laranja, o setor de carne bovina e o setor de café, para que possamos, juntos, ampliar as ações que já estamos realizando nos dois anos e meio do governo do presidente Lula: em ampliar mercados, reduzir barreiras comerciais e dar oportunidade de crescimento para a agropecuária brasileira", afirmou o ministro em seu posicionamento nas redes sociais.
O chefe da pasta da Agricultura afirmou ainda que tem dedicado esforços em ampliar mercados de regiões como Oriente Médio, do Sul Asiático e do Sul Global.
"As ações diplomáticas do Brasil estão sendo tomadas em reciprocidade. As ações proativas acontecerão aqui no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para minimizar os impactos", diz Fávaro.
Abaixo, veja seu posicionamento na íntegra:
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli