Após tarifaço, governo brasileiro mobiliza setores para definir resposta aos EUA
Em resposta às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o governo brasileiro criou um comitê de trabalho interministerial e recebe nesta terça-feira (15), em Brasília, representantes de empresas exportadoras dos segmentos afetados. O objetivo é definir estratégias de negociação e articulação para reverter a decisão americana e mitigar seus impactos sobre a balança comercial.
A medida, que entra em vigor no dia 1º de agosto, deve atingir de forma significativa alguns dos principais produtos do agronegócio brasileiro, como carnes, suco de laranja, café, soja e milho. Os Estados Unidos são o segundo maior destino das exportações do Brasil, com um volume superior a US$ 40 bilhões por ano.
“A tarifa imposta pelos EUA amplia o risco econômico em um momento delicado para o Brasil, marcado por déficit fiscal crescente e desaceleração da indústria. Só no caso do suco de laranja, por exemplo, os EUA concentram entre 25% e 30% das exportações brasileiras. O Brasil pode perder competitividade externa e vê sua principal âncora cambial, o superávit comercial, sob ameaça”, comenta Felipe Jordy.
Felipe Jordy, gerente de inteligência e estratégia da Biond Agro está à disposição para comentar os desdobramentos dessa medida no agronegócio nacional. Além disso, analisamos os impactos sobre os preços internacionais, a competitividade dos produtos brasileiros, os riscos para a próxima safra e o reposicionamento necessário dos produtores diante desse cenário.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli