Analistas passam a ver inflação este ano abaixo de 4%, mostra Focus
![]()
SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver a inflação abaixo de 4% neste ano, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira, que trouxe poucas alterações.
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2026 passou a 3,99%, de 4,0% antes. Para 2027 a projeção segue em 3,80%
O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), não houve alterações nas estimativas de crescimento de 1,80% tanto para 2026 quanto para 2027.
A pesquisa semanal com uma centena de economistas também mostrou que eles seguem esperando a taxa básica de juros Selic a 12,25% ao final deste ano e a 10,50% no próximo. O primeiro corte na Selic, atualmente em 15%, continua sendo esperado para março, de 0,5 ponto percentual.
(Por Camila Moreira)
0 comentário
Altas recentes do dólar são reflexo de pontuais de proteção dos investidores, mas movimento de fraqueza continua
Ibovespa avança na abertura com apoio de Vale e Itaú, mas Petrobras pressiona
Alemanha é mais próxima dos EUA do que da China apesar das recentes tensões, diz ministro
Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI
UE tem que promover estratégia “Fabricado na Europa”, afirma chefe de indústria do bloco
Kremlin afirma que próximas negociações trilaterais sobre segurança na Ucrânia acontecerão em Abu Dhabi na quarta e na quinta