Sistema AgroStat Brasil facilita consulta de resultados do comércio agropecuário

Publicado em 22/01/2010 07:56 1314 exibições
Interessados no comércio internacional do agronegócio encontram, no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma ferramenta de consulta a todos os números de exportação, importação e saldo de produtos agropecuários. O AgroStat Brasil é uma base de dados on-line que oferece visão detalhada e atualizada do comércio internacional brasileiro do agronegócio desde janeiro de 1997.
          As estatísticas de valor (em dólares) e quantidade (em quilogramas) exportada podem ser consultadas por meio da seleção de períodos (mês e períodos acumulados no ano), de países, blocos e regiões geográficas de origem ou destino, unidades da federação e portos de entrada e saída de mercadorias, setores e produtos comercializados.
          Segundo o coordenador-geral de Organização para Exportação da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Eliezer Lopes, o sistema é mais consultado por associações de produtores e exportadores, acadêmicos e executivos dos setores público e privado. “Mas a base de dados pode ser acessada por qualquer pessoa cadastrada”, ressalta.
           A pesquisa inclui mais de dois mil itens tarifários da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). As mercadorias selecionadas têm como fonte dos dados o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), administrado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
          Como acessar - O uso desse sistema é gratuito. Basta que o interessado preencha a ficha de cadastro, informando o e-mail institucional para receber a senha de acesso, no site www.agricultura.gov.br/agrostat. Mais informações: [email protected]. (Eline Santos)
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário