Produtores rurais cobram habitação

Publicado em 19/04/2010 09:16
Fetag fará pedidos ao governo estadual dentro do Grito da Terra BrasilUm programa habitacional estadual nos moldes do Minha Casa, Minha Vida. A reivindicação é uma das principais que os pequenos produtores rurais apresentarão ao governo de Yeda Crusius.

O pedido deverá ser entregue pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) nesta semana à governadora. Reunindo cerca de 30 itens, a lista de reivindicações integra a pauta estadual do Grito da Terra Brasil 2010. Trata-se de um grupo de medidas que os produtores pedem que sejam adotadas pelo governo ou aprovadas pela Assembleia Legislativa.

- É uma série de pontos que tem o objetivo de melhorar as condições de vida dos agricultores - afirma Sérgio de Miranda, vice-presidente da Fetag.

Segundo o dirigente, a finalidade dos produtores é discutir com o governo a formulação de um sistema envolvendo o Banrisul para financiar a construção de moradias para pequenos agricultores.

- É preciso um programa específico para o meio rural - diz Miranda.

A apresentação das reivindicações ao Piratini marca uma prévia do Grito da Terra Brasil 2010, que vai reunir produtores de todo o Brasil em uma série de protestos em Brasília entre 10 e 14 de maio. Na ocasião, serão cobradas medidas do governo federal referentes a temas como reforma agrária, ambiente e política agrícola.

A lista

Algumas reivindicações:

- Formatação de um programa habitacional estadual específico para pequenos produtores, com o Banrisul financiando a construção de moradias.

- Ampliação do programa troca-troca de sementes de milho. Hoje, cada produtor pode retirar até dois sacos de 20 quilos de sementes. A Fetag-RS pede a ampliação dessa cota.

- Os produtores pedem que o Estado edite um projeto de lei que classifique o protetor solar como medicamento e não como cosmético. A ideia é que o produto, usado na prevenção ao câncer de pele, seja distribuído em farmácias do Estado e postos de saúde.

- Edição de um projeto de lei estadual garantindo 50% de desconto na compra de passagens de ônibus intermunicipais por aposentados rurais.

- Adoção de medidas pela Brigada Militar para ampliar o combate ao abigeato e a assaltos a residências rurais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário