EXCLUSIVO: Na irrigação, americanos usam mais e gastam menos água

Publicado em 08/09/2010 11:16 e atualizado em 08/09/2010 12:06
Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostra que o consumo de água pelos produtores irrigantes caiu nos últimos cinco anos. Esse cenário é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que permitem a maior eficiência na irrigação, redução no consumo de água e redução nos custos do produtor.

A mudança gradual na forma de produção no estado passa pela substituição da irrigação de gravidade para a irrigação por aspersão, com utilização de pivôs centrais. Atualmente, cerca de
80% dos produtores norte-americanos utilizam o pivô. Existem três modelos, o linear, o de canto e o mais comum, o central. De acordo com o pesquisador do Delta Center da Universidade do Missouri, Jim Heiser, o sistema de irrigação por pivôs centrais apresenta uma grande vantagem em relação a outros tipos. Ele afirma que “o consumo de energia elétrica é menor, há uma uniformidade na aplicação da água, há a possibilidade de aplicação precisa de fertilizantes e outros produtos químicos que podem ser misturados à água durante o processo, além da exigência de mão-de-obra, que é muito menor porque o produtor consegue controlar o equipamento em um
único ponto na lavoura ou pela sua casa, através de informações emitidas por um GPS”.

Uma pessoa que conhece pela primeira vez um pivô não sabe a importância que cada elemento tem para a atividade de irrigação. Um dos equipamentos mais importantes para o sucesso deste modo de produção são os aspersores (veja foto abaixo). Pablo Herrera, diretor internacional da  maior indústria produtora de aspersores do mundo, afirma que “o momento mais importante para o produtor é o momento da escolha dos bicos que vai utilizar.

O produtor precisa levar em considerações três elementos, que são o tipo de cultura, tipo de solo e o vento”. Para cada solo temos um tipo específico de aspersor. Se a propriedade contar com um solo argiloso, as gotas precisam ser pequenas, para que não exista um impacto e uma compactação do solo, um dos piores cenários para o produtor. Quanto mais compactado o solo menor será a entrada de água. Apesar disso, é necessário que se analise também o vento.

Se o vento for muito forte o produtor terá que encontrar um meio termo, uma gota que consiga chegar ao solo, mas que não cause problemas de compactação. Se o produtor conta com um solo arenoso ele precisa de uma gota grande, que consiga entrar no solo e chegar até a raiz.

Os tipos de aspersores tem preços diferentes. Pablo Herrera, que conhece muito bem o Brasil e a produção agrícola por aqui, afirma que “esse um dos problemas dos produtores brasileiros que utilizam a irrigação. Eles não levam em consideração o tipo de cultura, tipo de solo e vento, eles querem saber somente do preço. Na grande maioria das vezes a produtividade de uma área fica abaixo do esperado por escolhas erradas.”

Clique aqui para ampliar!

A maior fabricante do mundo de pivôs, a norte-americana Valmont Valley, desenvolve um projeto pioneiro com produtores de arroz, universidade e USDA, conhecido como Ciclos do Arroz. O projeto conta com o apoio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Universidade do Nebraska e uma empresa produtora de sementes híbridas, conhecida como Ricetec. Há três anos, uma série de produtores foram incentivados a iniciar o plantio do arroz com irrigação por pivôs centrais. Alguns eram novos na cultura e outros já plantavam o produto de outra maneira, com inundação.

Patrick Hulshof, que plantou pela primeira vez arroz em sua propriedade no Missouri, afirma que o pivô foi essencial para o desenvolvimento da cultura. “Aqui na nossa propriedade o solo é muito arenoso e não permite o cultivo do arroz por inundação, porque esse tipo de solo não consegue reter a água. Mas com a utilização do pivô central aqui na minha propriedade pela primeira vez eu plantei arroz. Estou muito feliz com o resultado, a produtividade está muito boa e ganhei mais um produto para incluir na rotação de cultura que realizamos aqui”.

Clique aqui para ampliar!
Clique aqui para ampliar!
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário