Máquinas: ABIMAQ-CSMIA estima aumento de vendas de 15% em relação ao ano passado
A expectativa, segundo a Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da Associação da Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), é que o setor aumente em 15% o faturamento em relação a 2010. Com essa retomada, será possível recuperar os patamares de 2008, um dos melhores anos na década para o segmento.
Para o presidente da CSMIA, Celso Casale, as feiras funcionam como um termômetro e uma grande vitrine, na qual os produtores têm a oportunidade de conhecer novidades e conversar com os fabricantes sobre seus equipamentos e em alguns casos, ver o equipamento em demonstração.
“Elas são uma importante ferramenta para estimular o produtor a investir em tecnologia, na busca de mais produtividade, e dos fabricantes interagirem com os produtores, conhecendo melhor suas demandas. Além disso, as feiras criam clima favorável para os negócios”, diz.
Além das transações concretizadas durante o período do evento, as feiras também garantem negociações a médio e longo prazo. “Muitos produtores conhecem os produtos, pesquisam, buscam referências e acabam efetuando compras meses depois, contribuindo para o aquecimento do mercado durante o ano todo”, destaca Casale.
No Brasil, a primeira feira agrícola é a Show Rural Coopavel, que será realizada entre os dias 7 e 11 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná. Para se ter ideia da dimensão do evento, em 2010, foram 342 expositores e mais de 180 mil visitantes, que movimentaram cerca de R$ 600 milhões durante uma semana.
Ainda no primeiro semestre, o Brasil tem mais cinco importantes feiras: Expodireto, Tecnoshow, Agrishow, Agrobrasília, Bahia Farm Show – além da Expointer, em agosto.
0 comentário
Agro do Brasil precisa estar atento a como seguir presente e se encaixando no mundo bipolar China-EUA
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas