Em 30 anos, consumo de lácteos cresce 60%

Publicado em 22/02/2011 08:20
Estudo da Associação Leite Brasil indica que o consumo per capita de produtos lácteos aumentou 60% nos últimos 30 anos no país, saindo de 100 litros em 1980 para 161 litros no ano passado. Entre 2009 e 2010, o crescimento foi de 4,4%. Apesar do crescimento expressivo, o presidente da Associação Leite Brasil, Jorge Rubez, observa que o consumo per capita de lácteos (leite fluido e derivados, como queijo e iogurte) ainda está bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, de 200 litros per capita ao ano.

Os cálculos da Leite Brasil (reúne laticínios do país) para chegar ao consumo de 161 litros levam em conta uma produção nacional de leite de 30,5 bilhões de litros (formal e informal), a importação de 789 milhões equivalente litros de leite em produtos lácteos e a exportação de 213 milhões equivalente litros de leite em 2010. Para este ano, a estimativa da Leite Brasil é que o consumo volte a crescer, para 164 litros per capita.

Rubez afirmou que o aumento da demanda por lácteos se deve principalmente à melhoria da renda do consumidor. "Ninguém do setor fez algo para que o consumo aumentasse", admitiu. O dirigente defende ações "mais fortes" e integradas do setor para explorar os benefícios do leite. Como exemplo, cita o caso da osteoporose. "Está provado que o leite combate a osteoporose", comentou.

Além da melhora na renda, a Leite Brasil destaca que a diversificação na produção de lácteos, o aumento na produção e a melhoria na qualidade da produção primária de leite impulsionaram o avanço. Este ano, mais uma vez a melhoria na renda e o aumento na produção devem estimular o consumo, segundo Rubez. A previsão é de um aumento de 3% na produção de leite no país.

O número de 30,5 bilhões de litros de leite produzidos no país em 2010 considera também a produção informal, estimada em 30% do total. "Quem compra leite informal acha que está comprando produto mais puro, mas não tem ideia do que está consumindo", disse o presidente da Leite Brasil.

Ainda que tenha crescido nos últimos anos, o consumo per capita de lácteos no Brasil está bem abaixo de outros países. o que significa que há espaço para crescimento. Com seus 161 litros per capita, o Brasil está em 65º no ranking da FAO, agência para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (ONU). A Finlândia é a primeira do ranking, com 361 litros per capita.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário