Não é preciso desmatar para produzir, diz Wagner Rossi
Publicado em 15/06/2011 10:24
Ministério da Agricultura contabiliza a existência de 120 milhões de hectares já desmatados que poderiam ser recuperados para agricultura e pastagens
Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento preveem um crescimento de 23% na produção de alimentos (grãos) entre a safra 2010/11 e 2020/21 e um aumento de 9,5% da área plantada.
Os números apresentados nesta terça pelo governo mostram que o crescimento da produção agrícola não depende do aumento das áreas agricultáveis – diferentemente do que defendiam os ruralistas com o argumento de que seria necessário modificar o Código Florestal para expandir a produção de alimentos.
Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, “não é preciso derrubar nenhuma árvore” para produzir mais grãos ou aumentar áreas de pastagem para pecuária de corte. O ministério contabiliza a existência de 120 milhões de hectares “já antropizados” (desmatados) que podem ser recuperados para atividade agrícola ou para o meio ambiente.
De acordo com Rossi, a principal demanda pela mudança do Código Florestal é de “segurança jurídica”, ou seja, em relação à cobrança de multas a quem desmatou irregularmente, prevista em lei, mas considerada inviável pelos produtores rurais que buscam anistia.
Segundo o ministro, o resultado da votação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados “acabou igualando quem fez tudo legalmente e quem fez de forma ilegal”, o que desagradou a presidenta Dilma Rousseff.
De acordo com ele, a presidenta vai anunciar juntamente com o lançamento do Plano Safra 2011/2012, marcado para a próxima sexta-feira (17), em Ribeirão Preto (SP), a recuperação de pastagem para pecuária de corte e a recuperação de canaviais.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil
2 comentários
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas
Índice de Xangai sobe pela oitava sessão, mais longa sequência de ganhos desde abril
Telmo Heinen Formosa - GO
Nosso ministro foi irresponsável nesta hora e em todas as vezes que se refere à desnecessidade de novos desmatamenhtos para aumentar a lavoura. Por quê não aproveita e informa que, para mexer nas capoeiras das áreas chamadas de degradadas, a Licença Ambiental exigida é igualzinho à Licença para um desmatamento legal? É por isto que o emburrecimento geral da nação fica garantido, a midia ignóbil também não questiona... [Nem falei do custo desta licença...]
reinaldo grube neto São Mateus do Sul - PR
olha, não querer querendo, mas entra ano e sai ano, continua na mesmice.
vamos mudar os conceitos.