Não é preciso desmatar para produzir, diz Wagner Rossi

Publicado em 15/06/2011 10:24
Ministério da Agricultura contabiliza a existência de 120 milhões de hectares já desmatados que poderiam ser recuperados para agricultura e pastagens

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento preveem um crescimento de 23% na produção de alimentos (grãos) entre a safra 2010/11 e 2020/21 e um aumento de 9,5% da área plantada. 

Os números apresentados nesta terça pelo governo mostram que o crescimento da produção agrícola não depende do aumento das áreas agricultáveis – diferentemente do que defendiam os ruralistas com o argumento de que seria necessário modificar o Código Florestal para expandir a produção de alimentos.

Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, “não é preciso derrubar nenhuma árvore” para produzir mais grãos ou aumentar áreas de pastagem para pecuária de corte. O ministério contabiliza a existência de 120 milhões de hectares “já antropizados” (desmatados) que podem ser recuperados para atividade agrícola ou para o meio ambiente.

De acordo com Rossi, a principal demanda pela mudança do Código Florestal é de “segurança jurídica”, ou seja, em relação à cobrança de multas a quem desmatou irregularmente, prevista em lei, mas considerada inviável pelos produtores rurais que buscam anistia. 

Segundo o ministro, o resultado da votação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados “acabou igualando quem fez tudo legalmente e quem fez de forma ilegal”, o que desagradou a presidenta Dilma Rousseff.  

De acordo com ele, a presidenta vai anunciar juntamente com o lançamento do Plano Safra 2011/2012, marcado para a próxima sexta-feira (17), em Ribeirão Preto (SP), a recuperação de pastagem para pecuária de corte e a recuperação de canaviais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Nosso ministro foi irresponsável nesta hora e em todas as vezes que se refere à desnecessidade de novos desmatamenhtos para aumentar a lavoura. Por quê não aproveita e informa que, para mexer nas capoeiras das áreas chamadas de degradadas, a Licença Ambiental exigida é igualzinho à Licença para um desmatamento legal? É por isto que o emburrecimento geral da nação fica garantido, a midia ignóbil também não questiona... [Nem falei do custo desta licença...]

    0
  • reinaldo grube neto São Mateus do Sul - PR

    olha, não querer querendo, mas entra ano e sai ano, continua na mesmice.

    vamos mudar os conceitos.

    0