No Valor: Geada reduz produção brasileira de milho, feijão e trigo

Publicado em 10/08/2011 07:30 e atualizado em 10/08/2011 08:07
Mesmo com o aumento de produção em alguns Estados, a agricultura brasileira, principalmente as culturas de milho, feijão e trigo, sofreram quebras devido a problemas climáticos. Novo levantamento apresentado ontem pela Conab mostra que as perdas com geadas ficaram perto de 1,5 milhão de toneladas nesta safra 2010/11. O aumento de produção em alguns Estados não diminuiu totalmente o impacto negativo na produção total, que recuou 500 mil toneladas em relação à estimativa anterior.

"Detectamos efeitos das geadas do mês passado, em especial nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e nas culturas do milho e trigo, mas no geral houve uma compensação porque em outras áreas houve um aumento de produção", afirmou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

A segunda safra de milho foi semeada no início de janeiro, fora da data estabelecida, e sofreu com excesso de chuvas, comprometendo boa parte da lavoura de Mato Grosso e Goiás. A primeira safra de feijão sofreu com chuvas fortes em São Paulo e o atraso na distribuição de sementes em Minas. Na segunda safra, houve chuvas fortes no Ceará, Santa Catarina e estiagem em Minas Gerais. A colheita do trigo foi prejudicada pela demora do produtor em definir a área a ser plantada e as geadas no Paraná, Mato Grosso do Sul e de São Paulo derrubaram a produtividade nos três Estados para 7%, 16,7% e 5,4%, respectivamente.

Os dados da Conab ainda apontam para um novo recorde na produção de grãos na safra 2010/11, que deve chegar a 161,5 milhões de toneladas, 8,2% a mais que em 2009/10. A área cultivada foi ampliada em 4,7%, para 49,6 milhões de hectares. Segundo a Conab, o resultado ocorreu graças ao aumento da área e a boa influência do clima em algumas regiões. Os principais produtos responsáveis pelo resultado são soja, milho (primeira safra), algodão, feijão e arroz.

O superintendente de Informações de Agronegócios da Conab, Airton Camargo, lembra que o período de plantio influencia diretamente na produção. "Existem datas específicas para plantios para se fugir de intempéries. Se o plantio ocorre após a janela, a produção está sujeita a chuvas e trovoadas".

Os principais destaques do país, soja, milho, algodão, feijão e arroz terão produções maiores que em 2009/10. Somente o trigo deve ficar abaixo do ano passado.

A produção de soja deve ser a maior da história, chegando a 75 milhões de toneladas. Isso representa aumento de 9,2% sobre 2009/10. O crescimento da produção de algodão deve chegar a 63,6%, para 1,9 milhão de toneladas de pluma. O crescimento da área plantada foi de 67,5%, para 1,4 milhão de hectares. A produção de milho deve atingir 56,3 milhões de toneladas, com área total de 13,6 milhões de hectares.

A área cultivada com arroz em 2010/11 foi de 2,8 milhões hectares, 4% maior que a safra anterior. A produção esperada é de 13,7 milhões toneladas, 17,8% mais. O trigo deve ser o único produto a ter perda de área e produção. Segundo o levantamento, a área para cultivo é 3,2% menor (2 milhões de hectares). A produção deve ser de 5,28 milhões de toneladas, 10% a menos que no ciclo 2009/10. Já o feijão, cultivado em 3,8 milhões de hectares, deverá render 3,7 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário