Modelo difundido pela Emater dobra produtividade do café no Paraná

Publicado em 06/11/2011 17:38

O município de Grandes Rios desenvolve uma nova cafeicultura, fruto do trabalho integrado entre o serviço oficial de assistência técnica e extensão rural, Associação dos Cafeicultores de Grandes Rios (Acafé) e Prefeitura local.

 
Com este apoio, os produtores estão investindo na produção de cafés de excelente qualidade e obtendo produtividades recordes que passam de 125 sacas de produto limpo por alqueire. 

Na propriedade do agricultor Adão Santo Daré, que num sítio de 12,7 hectares dedica 4,5 hectares para a cultura do café. Ele produz a média de 52 sacas por hectare com a expectativa de colher na próxima safra mais de 100 sacas. A média estadual é de 23 sacas por hectare. 

Na avaliação de Rubens Niederheitmann, a experiência que o secretário conheceu em Grandes Rios é exemplo do modelo de trabalho que o serviço oficial de extensão rural vem adotando em todo o Estado. “Nós queremos o nosso técnico mais próximo do agricultor. E essa ação que vimos aqui mostra bem isso. São propriedades de referência e que ajudam, de forma prática, no local, fazer a difusão de um modelo de produção que respeita o meio ambiente, gera renda e melhora as condições de vida das famílias assistidas”.
 
Nelson Menoli Sobrinho é o extensionista que presta assistência aos produtores e assessora a Associação dos Cafeicultores. Coube a ele explicar como está sendo obtido esse resultado. “Recomendamos aos plantadores, nas lavouras feitas no sistema semi-adensado, fazer a poda em partes dessa plantação. É poda de esqueletamento, que retira os ramos laterais, e a poda de decote, com corte do ponteiro da planta a uma altura de 1,7 metro. A finalidade é aproveitar 100 por cento o potencial produtivo da planta em uma safra, com produção zero no ano seguinte”.
 
Sem a aplicação dessa prática de manejo, a tendência é o cafeeiro produzir todos os anos. Porém, com boa produtividade num ano e baixa produção no outro.
 
O cafeicultor Adão Santo Daré reforça a tese apresentada por Menoli. “Hoje temos que trabalhar assim. Isso porque a mão de obra está cada vez mais escassa e cara. Além de ser vantajoso para o produtor, ajuda também o município liberando gente para trabalhar em outras áreas”, diz. Para ele, além aumentar a produtividade, o sistema recomendado pela Emater contribui com a melhoria da qualidade do café colhido.
 
Segundo Menoli, a proposta tecnológica traz vantagens para o produtor, mas por outro lado exige uma assistência técnica mais efetiva. “Isso para que o cafeicultor possa fazer um bom manejo das lavouras, trabalhar bem o procedimento de desbrota, manejar de forma adequada a fertilidade do solo e controlar de forma racional tanto pragas quanto doenças”. O extensionista usa a prática de manejo da fertilidade do solo para explicar melhor a importância desses cuidados. “Se faltar nutrientes no solo, a planta acaba consumindo reservas acumuladas nos ramos, folhas e raízes para nutrir os frutos em formação. Neste caso, comprometendo a brotação dos ramos produtivos após a poda e até inviabilizando as colheitas futuras”.
 
VISITA – Na visita à sede da Acafé, o secretário da agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, conheceu as várias iniciativas conduzidas pela organização assessorada pela Emater e que estão melhorando os resultados econômicos de seus 62 associados, e de pelo menos outras 180 famílias parceiras deles. A Associação foi criada em 1995, depois que uma geada forte, em 1994, motivou o fechamento do entreposto da Cocamar.
 
Na Associação, Ortigara conheceu o trabalho feito pelo Centro de Classificação Física e de Degustação que até o início deste ano era atendido exclusivamente pelo engenheiro agrônomo da Emater, Nelson Menoli Sobrinho, classificador e degustador oficial do Ministério da Agricultura. Agora, o extensionista conta com a ajuda de pelo menos outros oito produtores que, com a instrução do próprio Menoli, se tornaram também classificadores e degustadores depois de participar de um curso com duração de 250 horas. “Já estamos contabilizando os benefícios desse trabalho. Os produtores agora fazem a avaliação dos próprios lotes e de lotes de cafeicultores vizinhos. Com isso, fiquei liberado para outras atividades de assistência técnica. Como avanço, devemos destacar ainda a produção, pela primeira vez no município, de cafés tipo cereja descascado”, relata Menoli.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência de Notícias do Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário