EUA bate recorde nas emissões de gases de efeito estufa em 2010

Publicado em 06/11/2011 18:23
Dados indicam alta de 500 milhões toneladas de carbono em um único ano. Agência Internacional de Energia já havia divulgado aumento em maio.

O volume de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global, liberado na atmosfera deu um salto sem precedentes em 2010, segundo os últimos dados mundiais sobre emissões de dióxido de carbono, compilados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.

"Isso é grande", afirmou Tom Boden, diretor da Divisão de Ciências Ambientais do Centro de Análise de Informação sobre o Dióxido de Carbono, do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee. "Nossos dados remontam a 1751, mesmo antes da Revolução Indsutrial. Nunca antes nós vimos um aumento de 500 milhões de toneladas métricas de carbono em um único ano", acrescentou.

A elevação, medida de emissões de CO2 liberadas na atmosfera resultantes da queima de carvão e gás, alcançou cerca de 6% entre 2009 e 2010, subindo de 8,6 para 9,1 bilhões de toneladas métricas.

Grandes saltos foram registrados em Estados Unidos, China e Índia, os maiores poluidores do mundo. Picos significativos posteriores a 2009 também foram registrados em Arábia Saudita, Turquia, Rússia, Polônia e Cazaquistão.

Alguns países, como Suíça, Azerbaijão, Eslováquia, Espanha, Nova Zelândia e Paquistão tiveram reduções sutis entre 2009 e 2010, mas estes países foram exceções. Grande parte da Europa demonstrou uma elevação moderada.

Projeto SAEMC contará com dados de 13 instituições de pesquisa da América do Sul na medição da qualidade do ar em quatro metrópoles do continente (Foto: Hans Thoursie / stock.xchng)Departamento de Energia dos Estados Unidos está preocupado com o recorde de emissões de carbono na atmosfera (Foto: Hans Thoursie / stock.xchng)

Economia melhor, emissão maior
Segundo Boden, os números podem indicar uma recuperação econômica após a recessão global de 2007-2008. "Pelo menos do ponto de vista do consumo de energia, as companhias voltaram aos níveis manufatureiros, competindo com índices pré-2008; as pessoas voltaram a viajar, sendo assim as emissões do setor do transporte competiram com as do período pré-2008", afirmou.

Mas os dados também geraram preocupações sobre a saúde do meio ambiente. "Esta notícia é muito ruim", afirmou John Abraham, professor associado da Escola de Engenharia da Universidade de St. Thomas, em Minnesota. "Estes resultados demonstram que será mais difícil fazer os duros cortes de emissões ao nos confrontarmos com uma crise climática", emendou.

Os dados foram extraídos de estatísticas das Nações Unidas, reunidas de cada país do mundo a respeito dos estoques de energia em combustíveis fósseis, exportações e produção, bem como dados energéticos compilados pela gigante petrolífera BP.

"Se você sabe quanto de um combustível é consumido e se conhece a taxa de oxidação e o conteúdo de carbono do combustível, pode-se deduzir uma estimativa de emissão, portanto este é um algorítmo bastante direto para fins de cálculo", concluiu Boden.

Em maio, a Agência Internacional de Energia (AIE) já havia divulgado relatório dizendo que as emissões internacionais de gases de efeito estufa bateram um recorde histórico em 2010.

Segundo a agência, as emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa, cresceram 5% no ano passado em relação ao recorde anterior, em 2008. Em 2009, as emissões haviam caído graças à crise financeira global, que reduziu a atividade econômica internacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Natureza

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    O abobalhamento midiátio é assim. Planta informações subjetivas na sua mente. Verde, a nova cor do comunismo. Uma das estratégias é mudar o vocabulário usado pelas pessoas, pior, conseguem! Em todo mundo são emitidas anualmente 160 a 240 bilhões de t destes gases como CO2 e outros. Como pesam não sei... Deste total, menos de seis(6), eu disse seis (6) bilhões de t advém de atividades humanas, na média 3,0% do total. Se estas emissões devidas à atividade humana fossem ZERADAS, V. acha que influenciariam o clima? Necas de pitibiriba! O aquecimento global acontece onde ocorre a maior impermeabilização do solo, concreto armado, asfalto, prédios etc... Experimente coletar uma amostra de ar na volta da sua residência e encaminhá-la a um Laboratório de renome para ver se a quantidade de CO2 aumentou! Um pequeno aumento nas ultimas decadas decorre da queima de petróleo que estava adormecido debaixo da crosta terrestre que quando queimado, combina-se com o Oxigenio do ar formando CO2 e água.... água! Sim, água, a água no exterior da crosta terrestre está aumentando ao contrário do que dizem. O petróleo é formado basicamente por hidrocarbonetos (Carbono e Hidrogenio) e quanto mais CO2 no ar, melhor para as plantas! Maior produção vegetal! Você vê beneficios nisto ou não? Para quem não sabe onde está indo a diferença, os Oceanos absorvem os excedentes...

    0