Vazamento de petróleo na Bacia de Campos ( RJ ) dobra de tamanho

Publicado em 15/11/2011 15:34 e atualizado em 15/11/2011 17:59
Agência Nacional do Petróleo diz que Chevron é "responsável" e deve abandonar os trabalhos

https://opiniaoenoticia.com.br/wp-content/uploads/p51-na-bacia-de-camposmarcando-o-sucesso-da-gestao-lula1.jpg

O vazamento de petróleo na área do campo de Frade, na Bacia de Campos, não para de aumentar. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, o vazamento ainda não foi contido e mais que dobrou de tamanho, formando agora uma mancha de 163 quilômetros quadrados. (16.300 campos de futebol)

O diretor da agência, Florival Carvalho, informou que o vazamento foi provocado pela perfuração de um poço exploratório pela empresa norte-americana Chevron. Com base nisso, o órgão regulador concluiu que a melhor alternativa para o problema é o abandono dos trabalhos no poço por parte da Chevron. “O local deverá ser cimentado”, disse Carvalho. A agência disse em um comunicado que a empresa é “totalmente responsável pela contenção do vazamento”.

A ANP e a empresa avaliam a melhor forma de executar a cimentação do poço que, apesar de ser próximo, não tem ligação com a estrutura de produção de petróleo da Chevron já em atividade em Frade, que registrou no ano passado média de produção de 50 mil barris diários de petróleo.

A Chevron já havia informado sobre a fissura nos últimos dias. “Exsudações de óleo que foram descobertas nas proximidades das operações de perfuração do Campo Frade são a fonte da mancha de óleo na superfície. As investigações sobre as causas dessas exsudações e da mancha continuam”, informou a empresa em sua última nota sobre o incidente, no domingo. Exsudação é a migração da substância, no caso o óleo, de um local para outro.

No comunicado, a Chevron descarta que a atividade de produção de petróleo no campo esteja associada ao vazamento. Mas não menciona o mesmo para a atividade exploratória. “De acordo com inspeções feitas nas instalações do campo, as atividades de produção não estão relacionados com as exsudações e a mancha, e a produção do campo foi mantida”.

Embora a Chevron afirme que o vazamento não irá afetar o ecossistemas ambientalmente sensíveis, o governo teme que baleias e outras espécies de animais marinhos possam ser atingidos.


Chevron diz ter avançado em conter vazamento de óleo no RJ

A Chevron disse nesta terça-feira que o vazamento de óleo na área do campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ), foi aparentemente contido, no primeiro sinal de progresso nas tentativas de deter o avanço do vazamento na região. Um monitoramento da empresa americana mostrou uma "redução significativa" na quantidade de óleo que vazava numa fenda de solo oceânico, disse a empresa em comunicado.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)divulgou ontem ter concluído que a melhor alternativa para o problema é o abandono dos trabalhos no poço por parte da Chevron. O local deverá ser cimentado.

O vazamento, revelado na quinta-feira passada, jorrou um volume estimado entre 400 e 650 barris por dia no mar da região, que fica a 370 km a nordeste do Rio de Janeiro. O comunicado é o primeiro sinal de que as tentativas da empresa de conter o vazamento estão dando certo. O governo iniciou um processo contra a empresa e disse que as perfurações no local provavelmente aumentaram a pressão na região onde o poço está localizado, provocando o vazamento.

O incidente deve aumentar o escrutínio sobre as operações de segurança para perfurações na costa, num momento em que o Brasil busca explorar novas e grandes reservas e se tornar um importante exportador de petróleo.

Analistas dizem que ainda é cedo para dizer se o vazamento atrasaria a exploração de petróleo em águas profundas na região conhecida como pré-sal, que, estima-se, tenha mais de 50 bilhões de barris de petróleo. Os novos investimentos na camada do pré-sal estão estagnados devido à disputas sobre como distribuir os royalties de petróleo entre os Estados brasileiros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
terra.com.br

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário