Ministro destaca estratégia integrada para agronegócio crescer

Publicado em 24/11/2011 07:51 178 exibições
No terceiro dia de retorno ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após 30 dias de afastamento para tratamento médico, o ministro Mendes Ribeiro Filho ressaltou que os resultados que o setor precisa produzir no campo passam pela construção de uma estratégia integrada de apoio ao agronegócio. Para Mendes, esse planejamento deve estar baseado em uma nova política agrícola que estabeleça renda rural compatível e um seguro agrícola qualificado aos produtores, além de investimentos em pesquisa e segurança sanitária animal e vegetal para a estabilidade de mercado.

“Precisamos de uma nova política agrícola que seja capaz de agregar valor a toda a cadeia produtiva e que responda aos desafios que o mundo hoje nos impõe, como a produção sustentável de alimentos”, destacou durante a solenidade de abertura do seminário “Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio”, nesta quarta-feira, 23 de novembro, em Brasília.

O ministro ponderou que essa tarefa não é apenas responsabilidade do governo. Na opinião dele, é preciso evocar o diálogo com representantes de todos os setores envolvidos, principalmente a iniciativa privada. Disse ainda que é necessário uma relação mais “compacta” com os estados.

“O Ministério da Agricultura é apenas um dos elos que compõem essa construção coletiva. Precisamos de parceiros capazes e atuantes para avançar na velocidade que as demandas mundiais requerem”, afirmou.
 
Mendes salientou que a pasta vem conquistando importantes avanços na área de seguro agrícola, onde já foram pagos mais de R$ 130 milhões para auxiliar na solução dos problemas de várias cadeias. Outra medida fundamental é a busca de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o desenvolvimento do setor cooperativista e de programas como o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário