Parceria entre FAO e Brasil vai apoiar produção de algodão no Peru

Publicado em 20/05/2013 11:50

Uma parceria promovida com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) permitirá que pequenos agricultores e agricultores familiares do Peru tenham apoio técnico, por meio de um projeto da agência em conjunto com o Brasil, para melhorar a produção e produtividade no setor do algodão.

A iniciativa, intitulada “Reforço do setor do algodão no Peru por meio da Cooperação Sul-Sul”, faz parte de uma estratégia multissetorial para melhorar a segurança alimentar e a redução da pobreza na região e foi anunciada esta semana.

Por mais de dez dias, uma missão da FAO composta por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Escritório Regional para América Latina e Caribe da FAO e da FAO Peru visitaram as regiões peruanas de San Martín, Lambayeque e Ica para conhecer a situação atual do setor, necessidades e desafios.

“O projeto é parte de uma estratégia de segurança alimentar multissetorial importante que irá permitir uma vida melhor para os agricultores familiares em situação de pobreza, promovendo o desenvolvimento rural por meio do aumento da produção de algodão e da renda dos agricultores”, disse o funcionário do setor de produção e proteção vegetal do escritório regional da FAO, Alberto Pantoja, que é o diretor do projeto a nível regional.

A iniciativa vai buscar o apoio às tecnologias agrícolas, a capacitação de extensionistas, técnicos agrícolas e pesquisadores, serviços de gradação e classificação do algodão, controle e erradicação de pragas e ervas daninhas, manejo e conservação dos recursos naturais e o fortalecimento das instituições de pesquisa, especialmente através da formação e modernização de laboratórios.

O projeto é uma parceria do Governo brasileiro, do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e do Escritório Regional da FAO para a América Latina e do Caribe no contexto da Cooperação Sul-Sul e é implementado pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ONU Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário