Algodão: Mesmo com clima favorável para plantio, produção será menor

Publicado em 19/01/2015 11:45

As chuvas abaixo da média em Mato Grosso na primeira quinzena de janeiro não desanimou os produtores de algodão do estado. Segundo o IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) 34% da área destinada à cultura já foi semeada, isso porque as chuvas de dezembro garantiram uma boa umidade no solo. Hoje, o nível de água disponível na terra está entre 60% e 80% em todo território mato-grossense, sendo que acima de 50% já favorece o bom desenvolvimento da planta. 

Se for considerada apenas a 1ª safra de algodão, o plantio foi finalizado em Mato Grosso. Já a 2ª safra apresenta um plantio de apenas 6% no médio-norte mato-grossense. A tendência é que a semeadura se intensifique nas próximas duas semanas. 

Ainda que o clima não tenha prejudica o início da safra, a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) projeta uma produção menor que em 2014 do algodão, por causa da redução da área plantada. A expectativa é que sejam semeados 995,7 mil hectares, contra os 1,12 milhão de hectares no ano passado. Por isso, o Brasil deverá colher cerca de quatro milhões de toneladas da fibra, 11% a menos que na safra anterior. 

Até quinta-feira da próxima semana, as chuvas serão fortes no fim de tarde, porém isoladas, o que permite os trabalhos de plantio e tratos culturais nas lavouras de algodão. Depois dessa data as chuvas ficam mais generalizadas e frequentes em Mato Grosso, o que pode provocar a paralisação de alguns serviços no campo, por causa do mau tempo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo - Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário