Algodão: Mesmo com clima favorável para plantio, produção será menor

Publicado em 19/01/2015 11:45 136 exibições

As chuvas abaixo da média em Mato Grosso na primeira quinzena de janeiro não desanimou os produtores de algodão do estado. Segundo o IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) 34% da área destinada à cultura já foi semeada, isso porque as chuvas de dezembro garantiram uma boa umidade no solo. Hoje, o nível de água disponível na terra está entre 60% e 80% em todo território mato-grossense, sendo que acima de 50% já favorece o bom desenvolvimento da planta. 

Se for considerada apenas a 1ª safra de algodão, o plantio foi finalizado em Mato Grosso. Já a 2ª safra apresenta um plantio de apenas 6% no médio-norte mato-grossense. A tendência é que a semeadura se intensifique nas próximas duas semanas. 

Ainda que o clima não tenha prejudica o início da safra, a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) projeta uma produção menor que em 2014 do algodão, por causa da redução da área plantada. A expectativa é que sejam semeados 995,7 mil hectares, contra os 1,12 milhão de hectares no ano passado. Por isso, o Brasil deverá colher cerca de quatro milhões de toneladas da fibra, 11% a menos que na safra anterior. 

Até quinta-feira da próxima semana, as chuvas serão fortes no fim de tarde, porém isoladas, o que permite os trabalhos de plantio e tratos culturais nas lavouras de algodão. Depois dessa data as chuvas ficam mais generalizadas e frequentes em Mato Grosso, o que pode provocar a paralisação de alguns serviços no campo, por causa do mau tempo.

Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo - Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário