Algodão: safra 14/15 terá redução de área e produção, aponta Conab

Publicado em 13/04/2015 07:42

A produção brasileira de algodão na safra 2014/15 deve ocupar uma área de 976,9 mil hectares, 12,9% menor que a temporada passada, o que equivale a uma redução de quase 144,7 mil hectares. As reduções observadas na área plantada foram influenciadas pela conjuntura adversa, tanto interna quanto externa, com estoques elevados e queda no preço da pluma. Os números foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na sexta-feira (10.04), no 7° Levantamento da Safra de Grãos 2014/2015.

A produção nacional de algodão em caroço está estimada em 3.834,7 mil toneladas, 12,9% menor que a safra passada. O Mato Grosso é responsável por 60% deste total da produção e a Bahia outros 26% da produção. A produção nacional do algodão em pluma está estimada atingir 1.509,1 mil toneladas, representando uma diminuição de 13% quando comparada com a produção do ano anterior, que totalizou 1.734 mil toneladas.

A Região Centro-Oeste é a maior produtora de algodão do país. Atualmente a cultura plantada em primeira safra encontra-se nas fases de florescimento e frutificação, enquanto o algodão segunda safra encontra-se nas fases de desenvolvimento vegetativo e floração.

O Mato Grosso, maior produtor, deve sofrer uma redução absoluta na área de aproximadamente 80,4 mil hectares. Essa redução ocorre em função dos baixos preços alcançados na arroba da pluma. O algodão é uma cultura de custo bastante elevado e os produtores precisam trabalhar com um planejamento estratégico, de forma a estimar o custo de produção e vender antecipadamente o produto, com o intuito de obter uma boa margem de lucro.

Em Goiás a cultura apresenta bom aspecto sanitário, com baixa incidência de pragas e doenças. A maior parte das lavouras entrou na fase reprodutiva do ciclo. Além disso, estão sendo realizadas adubações de cobertura, aproveitando o bom regime de chuvas que ocorrem, no momento, nas áreas produtoras.

Em Mato Grosso do Sul a maioria do algodão plantado na região norte encontrase na fase inicial de desenvolvimento reprodutivo. Esta é uma das fases mais importantes da cultura, pois, nela se define o potencial produtivo da cultura. Nessa fase as condições climáticas (excesso ou deficit hídrico) podem influenciar a produtividade do algodoeiro. Na região Sul e Central do estado as lavouras de algodão estão chegando em fase final de frutificação e a presença de percevejo marrom (euchistus heros) requer atenção pelos produtores. Em alguns locais já foi feita aplicação de desfolhantes, sendo que a colheita deve iniciar em breve. As precipitações, neste estágio, podem interferir diretamente no rendimento e qualidade da fibra, uma vez que na região as precipitações permanecem
frequentes.

Na Região Nordeste a área de algodão deve sofrer redução, impulsionada pela redução na Bahia, segundo maior produtor nacional, onde se prevê uma redução na área plantada de 38,3 mil hectares. A justificativa da queda está relacionada ao alto volume dos estoques mundiais, que por consequência, impactou negativamente no preço da pluma. Estima-se um aumento de 4,7% na produtividade, sendo atribuída às boas condições climáticas. A cultura segue em pleno desenvolvimento, com maior parte no desenvolvimento de fruto (maçãs).

No Maranhão metade dos financiamentos para a cultura do algodão são custeados pelos próprios produtores. O plantio foi iniciado em dezembro, com 85% plantados, e finalizado em janeiro. O atual ciclo da cultura espelha 100% em desenvolvimento vegetativo, enquanto que a colheita deverá ser iniciada em junho, com término em julho.

No Sudeste deve ocorrer, em termos percentuais, a maior redução na área entre as regiões do país, cerca de 22,8%. Em Minas Gerais a área de cultivo de algodão está estimada em 18,8 mil hectares, sinalizando uma redução de 10% em relação à safra anterior, acompanhando a tendência baixista nos preços de comercialização de pluma, motivada pelo aumento da oferta mundial de algodão acima do crescimento do consumo. O plantio de algodão em Minas Gerais normalmente inicia-se a partir de 20 de novembro, quando se encerra o período de vazio sanitário de 60 dias, instituído pelo Instituto Mineiro de Algodão (IMA), como medida fitossanitária para prevenção e controle do bicudo e para proteger a produção mineira dos prejuízos ocasionados pela praga. Isenção desta obrigatoriedade foi concedida, através da Portaria IMA nº 1.409/2014, às propriedades do Norte de Minas, localizadas abaixo de 600 metros de altitude, georreferenciadas pela Amipa e informadas ao IMA, e que puderam, portanto, manter suas áreas de soqueira. O plantio da safra de algodão no estado concentrou-se em dezembro. Já foi iniciada a colheita das áreas de soqueira, do Norte de Minas. Para o estado, estima-se uma produtividade média de 3.600 kg/ha, 3,8% maior do que a safra passada, em função do bom regime de chuvas ocorridas em março. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário