Algodão: Imea reduz estimativa de oferta e demanda da safra 2015/16

Publicado em 18/10/2016 07:44

A terceira estimativa de oferta e demanda de pluma de Mato Grosso, traz como principais atualizações, a ratificação da oferta de pluma para à safra 15/16. E em relação à safra 14/15, o novo relatório consolida os dados de oferta e demanda pelo algodão mato-grossense.

Para a safra 14/15, com os dados de oferta já consolidados, tivemos apenas a ratificação da demanda, um pequeno reajuste no consumo interestadual e o fechamento do volume exportado por Mato Grosso. Que enviou ao exterior, de agosto a julho, 560 mil toneladas de pluma, maior valor já registrado. Deste modo os estoques finais para a safra 14/15 fecharam em 2,1 mil toneladas.

Com a consolidação da safra 15/16, a produção de pluma de algodão mato-grossense baixou para 889,9 mil toneladas. Esta redução foi pautada pelas adversidades climáticas ocorridas ao longo do período de cultivo da fibra, impactando diretamente a produtividade das lavouras mato-grossenses. Desta maneira, a oferta de pluma para esta safra fica definida em 892 mil toneladas de pluma, redução de 5,2% com relação 14/15.

4ª Estimativa de oferta e demanda safra 2015/16 - Algodão Imea

Quanto à perspectiva de consumo de Mato Grosso, os novos números trouxeram um leve aumento no consumo interno de 12,6 mil toneladas, todavia ainda correspondendo a uma retração de 34,1% com relação à safra 14/15. Números ainda embasados no enfraquecimento da demanda e na paralização das operações por parte de algumas indústrias têxteis no Estado. Deste mesmo modo, houve à retração do mercado interestadual que vive o momento de redução de demanda, fundamentado dentre outros fatores no cenário político e financeiro no qual o país está inserido.

Ainda com relação a demanda, a expectativa de exportação de pluma para a safra 2015/16, é de que estes valores fiquem próximos aos enviados na safra passada, aproximadamente 563 mil toneladas para a temporada.

Os estoques finais da próxima temporada devem voltar aos patamares das últimas safras, com 1,26 mil toneladas. O que corresponderá a um recuo de 40,7% em relação aos estoques da safra 2015/16.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário