Solo encharcado preocupa produtor de algodão

Publicado em 10/02/2017 06:30

O corredor de umidade que está sobre grande parte da região central e norte do Brasil , ainda mantém ativa muitas áreas de instabilidade.

A quinta-feira (09) segue com previsão de pancadas de chuva em praticamente todas as regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí e Pará .

As chuvas que estão sendo previstas continuarão sendo na forma depancadas irregulares e muitas das vezes de forte intensidade , o que mantém uma condição desfavorável à realização da colheita da soja e posterior plantio do milho e algodão safrinha . Está difícil colocar as máquinas dentro do campo. Com o solo bastante encharcado o produtor encontra dificuldade para realizar o plantio. Há relatos e queixas em relação aos elevados teores de umidade observados nos grãos de sojao que pode resultar numa queda nos índices de produtividade.

O padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo dos próximos 15 dias . A grande notícia de hoje é que aquele período de invernada que vinha sendo previsto para ocorrer na semana que vem,não deverá ser tão longo quanto se havia previsto . Apesar de alguns fatores atmosféricos ainda persistirem em "dizer" que as condições estarão bastante favoráveis a ocorrência, esse período mais chuvoso em toda faixa central e norte do Brasil não deverá ser longo, no máximo de3 a 4 dias , sendo que os maiores volumes de chuva e mais persistentes deverão ser observados na faixa norte do Brasil, extremo norte no Mato Grosso, de Goiás e de Minas Gerais, Tocantins e em boa parte do Nordeste e do Pará .

Nas demais localidades do Mato Grosso, Goiás e de Minas Gerais, bem como no Mato Grosso do Sul e em São Paulo , a tendência é que este padrão meteorológico se mantenha podendo até mais ao sul destas localidades ocorrerem alguns períodos de tempo firme sem chuva. Assim, a colheita da soja e o plantio das lavouras de 2ª safra irão prosseguirsem grandes interrupções como vinha sendo previsto.

No Sul, apesar da quinta-feira (9), ser de tempo aberto e elevação nas temperaturas, principalmente nas mínimas, há previsão para eventuais pancadas de chuva. Porém, de forma localizada. Durante o fim de semana a região da fronteira terá chuvas frequentes e em algumas áreas há risco de chuva forte.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agroclima

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário