Algodão registra perdas pontuais

Publicado em 05/04/2017 16:18

Pelas imagens de satélite é possível observar muitas áreas de instabilidade sobre grande parte dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Pará e sobre a região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia que provocam pancadas de chuva.

A chuva mantem o solo com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como milho e algodão, mas por outro lado, já começam a atrapalhar a finalização da colheita da soja no Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, bem como já causa prejuízos pontuais a algumas lavouras de algodão, semeadas em dezembro, uma vez que esse excesso de umidade gera o apodrecimento dos botões florais do baixeiro.

A tendência é que o padrão meteorológico se mantenha inalterado ao longo de toda a semana, ou seja, as chuvas continuarão a ocorrer em toda a faixa centro-norte do Brasil, possibilitando a manutenção da umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra e atrapalhando os trabalhos de colheita.

No Sul, o avanço de uma frente fria deixará o tempo instável, principalmente no Rio Grande do Sul, onde nesta terça-feira (4), será possível observar algumas pancadas de chuva sobre o estado. Além disso, um sistema de baixa pressão que está sobre o Paraguai avança sobre o Mato Grosso do Sul, onde também será possível observar chuva na região oeste do estado.

Aos poucos, com a influência destes dois sistemas, as instabilidades avançam pelo Sul do Brasil, onde a partir de quarta-feira (5), o céu fica mais carregado e com previsão de chuva generalizada com bons volumes sobre todas as áreas produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e do Mato Grosso do Sul.

A chuva beneficia as lavouras em fase de desenvolvimento, como o milho, mas irão inviabilizar os trabalhos de colheita da soja, milho 1ª safra e arroz. Não há indicativos de que venham ocorrer perdas de produtividade e qualidade, já que a chuva será de rápida duração. Contudo, não se pode descartar a possibilidade de que essas chuvas venham na forma de tempestades ao longo dessa semana e com isso, causem alguns estragos pontuais, principalmente no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

No Sudeste, essas chuvas deverão chegar mais no final da semana, ou seja, entre a quinta (6) e sexta-feira (7), elevando os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, mas causando interrupções na colheita da cana de açúcar. O padrão meteorológico de ocorrência de pancadas de chuva deverá persistir ao longo da próxima semana e como serão pancadas irregulares, não podemos descartar que uma ou outra microrregião continuará sem chuva e, portanto, perdas nos potenciais produtivos das lavouras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário