Argentina: por falta de rentabilidade, produtores trocam algodão por soja e milho no Chaco

Publicado em 17/04/2017 09:30

A baixa rentabilidade do algodão na província de Chaco, na Argentina, onde foram plantados apenas 80 mil hectares neste ano, provoca que, ano a ano, os produtores saiam dessa atividade e passem para as áreas de milho ou soja.

Assim explicou, ao site Infocampo, Juan Patricio Hutak, conselheiro da Coninagro na província, que estimou que a falta de preço no algodão fez com que fossem plantados 600 mil hectares de soja e um recorde de 201 mil hectares de milho.

O valor da tonelada de algodão é de AR$7.500, mas o custo de plantio é de AR$7.500 também. Ou seja: por hectare, o custo de produção é de 1.300kg. Assim, os produtores devem ter uma produtividade acima dos 2000kg para obter lucro.

Além disso, os produtores também enfrentam problemas com o bicudo-do-algodoeiro, uma praga que requer nada menos do que catorze aplicações a cada semana, desde o início do processo de floração até a sua colheita. Com isso, a produção de algodão acabou migrando para a província de Santiago del Estero, onde a presença do bicudo não é tão forte.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Infocampo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário