China deve emitir mais cotas para importar algodão em meio a discussões com EUA

Publicado em 04/06/2018 13:59

LOGO REUTERS

Por Dominique Patton e Hallie Gu

PEQUIM (Reuters) - A China deve aumentar suas importações de algodão com a emissão de novas cotas para compras externas, disse a Associação de Algodão da China nesta segunda-feira, em uma medida vista pelo mercado como mais um passo para atender às exigências do maior exportador, os Estados Unidos.

A associação, que faz lobby junto ao governo em nome dos produtores e processadores de algodão, disse que as cotas adicionais a serem divulgadas em breve seriam uma das medidas que o governo tomaria para ajudar a aliviar a recente volatilidade do mercado.

A China, que já foi a maior importadora de algodão do mundo, viu suas importações encolherem de mais de 5 milhões de toneladas em 2011/12 para cerca de 1 milhão de toneladas no ano passado, devido a seus esforços para reduzir os estoques estatais da fibra.

Agora, depois de vários anos de leilões para diminuir as reservas do Estado e com a recuperação da demanda, o mercado ficou preocupado com o fornecimento.

Os preços futuros do algodão na China subiram quase 18 por cento desde o início de abril, alimentados em parte pela preocupação com os danos às colheitas devido às fortes chuvas, bem como pela especulação.

Operadores disseram que o movimento da China, no entanto, está mais relacionado à pressão dos Estados Unidos por maiores importações de produtos agrícolas norte-americanos.

"Está definitivamente relacionado às negociações comerciais", disse um operador de uma firma internacional na China.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário