Primeira semana de COP21 traz discussões importantes para ampliar a utilização de energias renováveis, avalia UNICA

Publicado em 04/12/2015 15:07
Entidade destaca o papel do etanol e da bioenergia derivada da cana-de-açúcar na redução das emissões de GEE

São Paulo, 4 de dezembro de 2015 – A primeira semana da 21ª Conferência das Partes (COP-21) ressaltou a importância das energias renováveis para políticas de redução das emissões globais de carbono. Um dos grandes destaques da participação brasileira no evento é a inclusão do etanol e de demais biomassas derivadas da cana-de-açúcar para o cumprimento da Intended Nationally Determined Contributions (INDC) do País, que pretende atingir a participação de 18% de biocombustíveis na matriz energética até 2030. No âmbito mundial, onde mais de 30 países incluíram os biocombustíveis em suas INDCs, Estados Unidos (EUA), União Europeia (UE) e China (CHI), enfatizaram seus compromissos em promover a maior utilização de fontes renováveis em suas matrizes energéticas.

“Nestes primeiros dias de eventos, muito se discutiu a respeito de como transformar estas metas de redução das emissões em realidade. Segundo muitos especialistas, a precificação do carbono é um dos mecanismos mais eficientes para se atingir este objetivo, impulsionando, assim, a inovação tecnológica e a produção de energias renováveis, como o etanol de cana”, destaca a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, que além de marcar presença na abertura oficial da Conferência, vem participando de diversos eventos.

Dando sequência à agenda de discussões com foco em sustentabilidade, a UNICA participará na próxima segunda (7/12) do Sustainable Land Use in Brazil, evento que ocorre paralelamente à COP21 e irá discutir o uso sustentável das terras brasileiras. O painel é organizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB) e conta com o apoio de outras instituições como Apex, Embaixada Brasileira na França, banco Credite Agricole, a consultoria francesa de negócios Business France e da CPI (Climate Policy Initiative).

O principal objetivo do encontro é promover internacionalmente a imagem do Brasil como um dos países mais sustentáveis do mundo para atrair investimentos, conciliando ainda mais a produção agrícola e a preservação ambiental. “Hoje, a produção da cana-de-açúcar no Brasil é uma das atividades mais sustentáveis do agronegócio mundial, com benefícios sociais, econômicos e ambientais”, ressalta Farina.

Nova regulamentação para biocombustíveis nos EUA – Na semana em que chefes de Estado de todo o mundo discutem medidas para reduzir as emissões, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) trouxe uma notícia animadora para o segmento, com o anúncio de uma nova regulamentação para participação dos biocombustíveis no país americano.

Em 2016, 68,54 bilhões de litros de combustíveis renováveis avançados deverão ser misturados à gasolina no território dos Estados Unidos. O etanol de cana-de-açúcar, classificado nessa categoria por contar com um poder de reduzir emissões maior se comparado aos seus similares nos EUA e UE, terá uma participação de até 2 bilhões de litros junto com outros biocombustíveis como biogás, bioquerosene, entre outros considerados avançados pelo Padrão de Combustíveis Renováveis (RFS em inglês).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UNICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário