RPBC bate recorde histórico em 2024 na produção de diesel S-10
A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, fechou 2024 com recorde histórico na produção de diesel S-10. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a unidade produziu 3,8 bilhões de litros do combustível, representando um aumento de 29% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 2,9 bilhões de litros. Para se ter uma ideia da quantidade, o volume produzido em 2024 seria suficiente para abastecer cerca de 9,5 milhões de ônibus.
Segundo o gerente geral da refinaria, Fernando Tadeu de Castilho, esse resultado é fruto de um robusto plano de investimento, aliado a um trabalho de aumento de confiabilidade e disponibilidade das unidades e à capacitação e competência das equipes da RPBC. Ele destaca ainda que o esforço conjunto com vários setores da companhia, como refino, logística e comercialização, também foram fundamentais para que a refinaria conseguisse atender à crescente demanda por diesel.
“Esse desempenho mostra que o sucesso só é possível por meio de um trabalho colaborativo e sinérgico entre as diferentes áreas. E a Petrobras, como uma empresa integrada de energia, permanece comprometida com a sustentabilidade, rentabilidade e com o desenvolvimento do país, princípios esses que guiam nossas ações e fortalecem nossa atuação no mercado", declara Tadeu.
Menores emissões
Em 2024, o parque de refino da Petrobras alcançou a menor intensidade de emissões de gases de efeito estufa da série histórica, cujas medições tiveram início em 2019. A companhia registrou 36,1 KgCO2 por carga equivalente, evitando a queima de 475 mil m³/dia de gás natural e a emissão de 365 mil toneladas de CO2. Esse volume representa a retirada de circulação de mais de 6 mil ônibus urbanos movidos a diesel ou mais de 60 mil carros movidos a gasolina.
Mais investimento em refino
O atual Plano de Negócios da Petrobras prevê, até 2029, US$ 19,6 bilhões em investimentos no segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC), representando um aumento de 17% em relação ao plano anterior.
“Estamos aprimorando o parque de refino, investindo em modernização e aumentando a capacidade de produção. A Petrobras está focada na eficiência, segurança e operacionalização rentável dos ativos. Os investimentos que fazemos no refino são condição para o desempenho global das refinarias”, afirma o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025