Embrapa Agroenergia promove eventos sobre macaúba
Potencialmente viável para produção do biodiesel, a macaúba será tema central de eventos, coordenados pela Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA, nos dias 2 e 3 de dezembro, em Minas Gerais.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
No primeiro dia, o workshop “Mapeamento de maciços e produtividade de macaúba reúne pesquisadores, produtores, professores e especialistas, para levantar as pesquisas atuais realizadas em maciços de macaúba nos estados de Minas Gerais e Goiás.
O evento acontece na Fundação Biominas, em Belo Horizonte, das 14h às 18h. Na oportunidade, serão discutidas questões como tamanho do maciço por ha, número de plantas por maciço e cachos por planta, além do peso dos cachos, produção total da planta e período de produção.
Também serão apresentados os mapeamentos realizados pela Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados, pelas universidades Federal de Viçosa, Federal de Minas Gerais e de Montes Claros, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Instituto Agronômico de Campinas, Ong Trem, e pelas empresas Entaban e Usina Paradigma.
No segundo dia de evento, será realizado Dia de-Campo “Manejo e processamento industrial de macaúba”, na Usina Paradigma, em Jaboticatuba/MG . Na ocasião, serão apresentados pelo proprietário da Usina, Marcelo Moreira, o funcionamento da empresa e o processo de produção do óleo de macaúba. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as etapas de produção e visitar maciços da palmeira oleífera ao entorno da usina.
Para o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Leonardo Bhering, os eventos são uma boa oportunidade para troca de informações e experiências sobre a macaúba. “Será pertinente para reunir diferentes informações já existentes em instituições de pesquisas de todo o país”, aponta.
De acordo com Bhering, a macaúba se destaca pelo seu potencial para a produção de grandes quantidades de óleo por unidade de área, além da possibilidade de utilização em sistemas agrosilvopastoris. “A palmeira tem alto potencial para produção de biodiesel, girando em torno de 4.000 litros/ha”, reforça Leonardo.
Para viabilizar a utilização comercial da macaúba e torná-la uma espécie realmente atrativa para a produção de biodiesel, a Embrapa Agroenergia tem coordenado projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que envolve essa oleaginosa. Com financiamento do MAPA e em parceria com a Embrapa Cerrados estão sendo realizados levantamentos da ocorrência de maciços nativos de macaúba em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.
Macaúba na TV
Os trabalhos de pesquisa da Embrapa com macaúba serão apresentados no quadro “Sempre em dia” do Dia de Campo na TV, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, que vai ao ar nesta sexta-feira, 27, a partir das 9 horas, no Canal Rural.
0 comentário
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log
Novos projetos de etanol de milho irão demandar cerca de R$ 20 bilhões em investimentos, aponta Itaú BBA
BNDES aprova R$500 mi para usina de etanol de milho e sorgo da 3tentos no MT
Cepea/Abiove: Indústria do biodiesel deve crescer e amenizar queda do PIB total da cadeia