Petrobras deve R$ 46 bilhões a bancos públicos

Publicado em 06/03/2011 18:35

Petrobras deve R$ 46 bilhões a bancos públicos

Segundo Ipea, instituições são credoras de 40% das dívidas da estatal

Detalhe da fachada do edifício da Petrobras no Rio de Janeiro

Em 2010, montante da dívida da Petrobras chegava a 117 bilhões de reais (Vanderlei Almeida/AFP)

A relação entre a Petrobras e os bancos públicos nunca foi tão próxima. A estatal terminou 2010 com uma dívida líquida recorde de 46,3 bilhões de reais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, revelam dados coletados pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mansueto de Almeida, no balanço mais recente divulgado pela empresa.

Esse montante respondeu por quase 40% do endividamento total da estatal, que chegou a 117,9 bilhões de reais em 2010. O levantamento demonstra um crescimento exponencial da dívida da Petrobras com BNDES, BB e Caixa nos últimos três anos. Em 2006, a companhia tinha crédito a receber de 2,55 bilhões de reais com os bancos públicos.

Essa mudança suscita críticas entre os especialistas. "Uma empresa do porte da Petrobras não deveria recorrer aos bancos públicos, porque tira recursos de outros setores da economia", diz Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). BNDES, BB e Caixa negam que, por causa dos empréstimos da Petrobras, faltem recursos para outras empresas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobras, o endividamento crescente reflete o apetite por novos projetos. Nos últimos quatro anos, os investimentos da Petrobras mais que quadruplicaram, saindo de 16,5 bilhões de reais em 2006 para 76,4 bilhões de reais no ano passado. Foi uma mudança importante no perfil da petroleira, que desde o início dos anos 2000 privilegiava a redução da dívida e a remuneração dos acionistas.

(Com Agência Estado)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Estado de S. Paulo + Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário