PONDÉ NO RODA VIVA: FOI BEM NO GERAL, MAS FALTOU UM POUCO DE CORAGEM? (por Rodrigo Constantino)

Publicado em 10/08/2016 04:25
(SENADOR MAGNO MALTA REBATE VANESSA GRAZZIOTIN E MOSTRA QUEM SOFRE DE “AMNÉSIA”)

Acabei de ver agora a entrevista com o filósofo Luiz Felipe Pondé no Roda Viva, da TV Cultura. Como alguém que admira muito sua posição filosófica, não perde uma coluna da Folha às segundas-feiras, já leu quase todos os seus livros e está lendo agora o mais novo, só posso dizer que houve certo desapontamento com seu desempenho. Principalmente no primeiro bloco.

Duas respostas, na largada, incomodaram-me, apesar de entender e respeitar seu ponto de vista. A primeira foi sobre o projeto de lei Escola Sem Partido. Acho que Pondé bateu num espantalho ao mencionar a palavra “censura” (até tu, Brutus?).

A pergunta foi capciosa pois já colocou o projeto como algo de evangélico na premissa, o que não é. Os evangélicos podem ter endossado a iniciativa, de olho na “educação sexual” que a esquerda pretende impor, com baboseiras medonhas como a “ideologia de gênero”. Mas ninguém quer considerar crime o professor emitir uma opinião, e sim resguardar o direito constitucional de não ser doutrinado, que os alunos já têm.

O próprio Pondé reconhece que há fundamento na intenção do movimento e da lei, mas discorda de sua aplicação. É um ponto de vista legítimo, claro, mas quando ele diz que gostaria que o professor falasse mais em Burke, Oakeshott e Tocqueville, em vez de só Marx, é exatamente isso que a lei deseja: mais pluralidade, direito ao contraditório, fim dos abusos do proselitismo sob o pretexto da “liberdade de expressão”, que jamais foi infinita dentro da sala de aula e nem deveria.

O outro escorregão brabo de Pondé foi afirmar que, se forçado a escolher entre Jean Wyllys e Jair Bolsonaro, provavelmente ficaria com o primeiro, apesar do PSOL ser uma porcaria. Pondé se diz um liberal-conservador, defendendo o liberalismo na economia e na moral, e o conservadorismo na política (ou seja, contra utopias, um “mundo melhor” e a política substituindo as religiões). Com base nisso, não dá para escolher Jean Wyllys, ainda mais quando sabemos que a agenda “progressista” que ele representa é um dos maiores males do mundo moderno. Uma baita bola fora!

Atacar a “extrema-direita” foi algo que Pondé fez mais à frente também, quando falou do “multiculturalismo”. Uma vez mais, não só entendo seu ponto, como tendo até a concordar com ele em linhas gerais: é a covardia da esquerda multiculturalista que está jogando a Europa no colo da direita nacionalista e xenófoba. O crescimento dessa direita estilo Le Pen, a escolha pelo Brexit no Reino Unido, até mesmo o fenômeno Trump são todos reações a essa pusilanimidade dos “progressistas”, que acham que o mundo é uma universidade e que tudo será resolvido no “diálogo” (sendo que ele morreu justo nas universidades).

Mas fiquei com a impressão de que o filósofo precisava bater igualmente em Trump e na esquerda, para talvez bancar o “isentão”, algo que definitivamente não é de seu feitio. Posso estar sendo injusto, mas senti um leve toque karnal na entrevista. Ficou parecendo que ele queria fazer média com a patrulha. Para quem escreveu Filosofia para Corajosos, que estou lendo e apreciando bastante, talvez tenha faltado justamente mais coragem.

Não vou crucificá-lo, pois todos precisamos sobreviver e um pouco de trégua no meio universitário deve ser bem-vindo para quem já apanha tanto e compra tantas brigas. Mas achei que Pondé poderia ter sido mais enfático em algumas respostas ao condenar o câncer do politicamente correto no mundo atual, daqueles “inteligentinhos” que ele tanto ironiza nas colunas.

À exceção desses deslizes, o restante foi muito bom, com sua visão sobre Deus e religião e o ataque aos ateus militantes chatos, as críticas ao mundo fechado da academia, a breguice de acreditar tanto em si mesmo, a sátira ao embuste das palestras “motivacionais” e outras tiradas engraçadas de quem adota a visão trágica da filosofia. Pondé sempre merece ser lido ou escutado com atenção, mesmo quando larga derrapando. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog Rodrigo Constantino

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário