Forças Armadas no Rio de Janeiro: Afinal, qual seria a outra opção?...

Publicado em 28/07/2017 15:59
Quem sofre com o crime tem urgência, por Flávio Morgenstern -- (E mais: "A raposa que Lula chama de Didi tomou conta de dois galinheiros -- Aldemir Bendine repetiu no comando da Petrobras as patifarias que colecionara na presidência do Banco do Brasil")

Temer assina decreto para Forças Armadas patrulharem o Rio de Janeiro. É fácil bancar o gênio da oitava série e fazer uma analogia com ditadura (além de “30 bilhões de brasileiros saídos da miséria”, é o outro lado do único bite de cérebro que restou a alguns). Falar em estudar História, blá blá blá.

Mas esse tipo de coisa é a mais elitista possível (sim, você pode ser elitista e ainda ser um eleitor do PSOL afrescalhado baixo Leblon Fora Temer sexo anal contra o capital).

São décadas de descaso com a segurança pública carioca, e tudo gera uma violência ideológica. Mais exatamente, desde que um dos piores seres humanos que já pisou no Brasil governou o Rio de Janeiro: Leonel Brizola, o caudilho lançado à vida pública pelo ditador Getúlio Vargas (que matou sozinho 6 vezes mais do que a ditadura militar matou em 21 anos).

Trabalhista da velha guarda, Brizola misturou criminosos comuns com os ideólogos comunistas que antes eram separados. Com a troca de inteligência, logo as favelas estariam dominadas pelo crime organizado: o Comando Vermelho não surgiu do nada e nem tem “Vermelho” em seu nome por mera coincidência. As favelas, uma “periferia” onde não havia a lei da classe mais abastada da sociedade, foram invadindo todo o espaço público e o crime ideológico tomou conta de praticamente todas elas.

Após décadas de descaso e falta de inteligência em tratar o crime organizado como algo diferente de um crime famélico ou da violência endêmica, ao contrário do que parece, é fácil dizer que a situação é mais complexa do que mandar as Forças Armadas cuidarem de tudo: o problema do Rio de Janeiro é estrutural, aquela ladainha toda, pensar nas gerações futuras etc. Mas, além de tudo, é muito mais moral do que educacional: não é com balanceamento de equações químicas que o crime diminui, e sim com moralidade. Uma “pequena” variável que a empáfia dos comentadores, jurando que descobriram a pólvora ao dizer que a situação é mais difícil do que parece, adoram esquecer.

Mas e a população que mais sofre com a violência – que é justamente a população mais pobre –, como fica enquanto sociólogos do Leblon discutem na Globo e nas reuniões convocadas pelo PSOL no DCE da UFRJ? Ela precisa, sinto muito dizer, de um alívio imediato. Ninguém diz que Forças Armadas são solução. Como ninguém acha que torniquete é cirurgia.

Queiram ou não, as Forças Armadas têm funções a cumprir, além de não servirem para nada além de dar salário para alguns e ser o único órgão do Estado achincalhado por quem quer Estado total, como quer a esquerda. E é nestas horas que ela serve para algo: quando se vive uma situação de guerra, lá estarão as Forças Armadas.

Neste momento, não se trata de “intervenção militar” ou algo semelhante à ditadura: as Forças Armadas estão no Rio de Janeiro justamente para proteger quem mais precisa de proteção: o trabalhador de baixa renda, de moral, que prefere a ordem à demonização da ordem, não caindo na idéia de que policial e bandido, de que autoridade e força, são a mesma coisa.

Mas é óbvio que a esquerda e a Rede Globo (que não se sabe mais como, fora a falta de atualização, é odiada pela esquerda, se ambas defendem o mesmo) demonizam as Forças Armadas.

Será que esquerda e progressistas conseguem pensar no bem-estar dos habitantes das favelas que não vêem e não são defendidos – ou seja, aqueles que não estão envolvidos com tráfico de drogas e criminalidade?

A raposa que Lula chama de Didi tomou conta de dois galinheiros

A chegada de Aldemir Bendine à presidência do Banco do Brasil confirmou que o governo Lula escolhia ocupantes de cargos estratégicos não pela folha de serviços, mas pelo tamanho do prontuário. A transferência de Bendine para o comando da Petrobras avisou que o governo Dilma decidira institucionalizar uma norma que é a cara do lulopetismo: certas raposas de estimação merecem cuidar de dois galinheiros.

Quando assumiu a presidência da estatal devastada pela quadrilha do Petrolão, o amigo que Lula chama de Didi declarou-se envergonhado com a extensão da roubalheira. Preso nesta quinta-feira por ordem do juiz Sergio Moro, não pôde usar a passagem só de ida para Portugal. As revelações que fará decerto mostrarão que fez o que pôde para ampliar o imenso acervo de transações vergonhosamente criminosas.

Veja mais no blog de Augusto Nunes na Veja

O que espera o MST para invadir o sítio de Lula em Atibaia?

Para justificar a invasão de fazendas do ministro Blairo Maggi, de Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e de um amigo do presidente Michel Temer, entre tantas outras, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra divulgou uma nota oficial que ergueu um monumento ao cinismo com apenas duas frases. Primeira: “Os latifundiários que possuem estas terras são acusados, no cumprimento de função pública, de atos de corrupção, como lavagem de dinheiro, favorecimento ilícito, estelionato e outros”.

Faltou explicar o que espera o exército de João Pedro Stédile para invadir pelo menos o sítio de Lula em Atibaia e a fazenda de Delubio Soares em Goiás. A segunda frase tortura a língua portuguesa para avisar que “o MST também se posiciona pelo afastamento imediato de Michel Temer da presidência, primeiro presidente na história acusado formalmente de corrupção pela Procuradoria-Geral da República”. Se é assim, os estupradores do direito de propriedade têm de aplaudir a sentença de Sergio Moro sobre o caso do triplex no Guarujá.

Veja mais no blog de Augusto Nunes na Veja

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog senso incomum + Augusto Nun

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário