Saiba tudo sobre o Brasil: maior exportador de carnes do mundo

Publicado em 28/11/2008 11:35

O ex-ministro Pratini de Moraes, com quem o editor tomou café da manhã nesta quinta-feira de manhã, contou desta forma como foi seu almoço com o presidente da Rússia, Dmitry Mdvedv, na terça-feira, no Palácio Guanabara:


- Não tinha como não fazer um agrado. Sou presidente da Câmara de Comércio Brasil-Rússia. A Rússia é o nosso maior importador de carne bovina.


. Mas os russos não interromperam suas importações ?


. “As coisas nunca se passam deste modo”, foi ensinando, didaticamente, o ex-ministro da Agricultura, hoje membro do Conselho de Administração e diretor do grupo JBS, o maior produtor e exportador de carnes do mundo. Os russos apenas contingenciaram importações de Goiás.


. O futuro ?


. Ao longo de uma conversa de uma hora no Hotel Deville, 8h da manhã, em Porto Alegre, Pratini de Moraes elencou estes impressionantes números sobre produção, consumo e exportação de carne bovina do Brasil, sublinhando sempre a nossa condição de líder do mundo:


- O rebanho bovino brasileiro é de 180 milhões de cabeças, o abate caiu para 40 milhões (menos 10% este ano, o que alimenta os preços altos), 25% de tudo vai para 187 Países, os preços estão bons (a cotação cai, mas o dólar em alta compensa a diferença), os principais importadores são Rússia, União Européia e Oriente Médio, sendo que os principais produtores e exportadores brasileiros são Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará. O Brasil exportará, este não, US$ 5,5 bilhões de carne bovina, quase toda congelada e resfriada. Quando Pratini de Moraes começou a trabalhar para o setor, as exportações eram dez vezes menores.


. E o RS ? O boi procura terra barata e sobe cada vez mais para o Norte. A boa notícia é que o RS está voltando ao circuito da produção e exportação.
- O leitor pode não saber, mas até dez anos atrás, pelo menos no RS, gado só se abatia com 250 a 300 kgs depois de chegar aos 5 anos. Foi assim por 200 anos. Não é mais. Na média brasileira, gado com o mesmo peso já se abate entre 24 a 30 meses

 

Fonte: Blog do Polibio Braga

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog do Polibio Braga

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário