O perigoso jogo do populismo ao blefar e criar expectativas!

Publicado em 05/12/2008 16:26
1. Enquanto, no mundo todo, os líderes de todos os países procuraram criar um clima de atenção e responsabilidade em relação à crise e o fazem acompanhar com uma gestualidade própria (ex-blog já reproduziu estudo a respeito da função da gestualidade em política), por aqui o presidente Lula faz exatamente o contrário. Na boca do vulcão, mantém uma coreografia glacial e mistura má fé, ao criar otimismo com ilusão da boa fé da população. No início da erupção consegue 70% de ótimo+bom segundo o Data-Folha publicado hoje.

2. Ontem, Lula passou dos limites. Foi ao Rio lançar mais um programa de bolsa, outro para jovens, mudando o nome, mas mantendo a mesma lógica assistencialista. Absolutamente nada o programa agrega ao já existente "pró-jovem". Mas não se conteve, mesmo nesse momento em que 40 mil famílias brasileiras amargam o desemprego nos últimos dias, e centenas de milhares de catarinenses, campistas e capixabas sofrem com a tragédia ambiental que viveram e vivem.

3. Lula, cinicamente, vai ao Morro do Alemão no Rio, lançar mais essa "bolsa" e diz que serão 15 milhões de reais em 18 comunidades do Estado, ou menos de 70 mil reais por comunidade/mês em um ano. Escolheu logo aquele local em que um ano e meio atrás, enviou a Força Nacional para cercá-la, ocupá-la, estabelecer confronto com traficantes, gerando a morte de culpados e inocentes que  ficaram acima de 100 vítimas. Até o início da eleição (claro), mantinha ali trincheiras da FN na Estrada do Itararé em frente às duas comunidades que visitou, as mais importantes do morro: Nova Brasília e Grota.

4. Ali retornou para tirar fotos e fazer demagogia com a boa fé de gente trabalhadora e humilde e com isso se beneficiar das fotos generosas que sempre consegue, numa espécie de factóide cúmplice. E arrematou dizendo que os jovens fariam policiamento comunitário no "Alemão".  Boas fotos na rua de entrada. Ao lado, os traficantes riam gostosamente, depois de guardarem as armas pelo tempo da encenação.

5. Em seguida foi para uma reunião com artistas para lançamento de mais um fundo, agora de apoio ao audiovisual, num momento em que os patrocínios relativos sofrem interrupção por parte de empresas estatais. E ali se derramou em chulices e piadinhas que estarreceram os presentes e chocaram quem as viu pela TV no JN.

6. É possível que para os menos avisados tenha até agradado. Só que ficam ainda menos avisados. O jogo do populismo nesse momento, na busca insaciável de popularidade, é aventureiro, irresponsável, e principalmente desrespeitoso com a população que ouve e torce de boa fé. Certamente não foi a mesma reação a dos desempregados e desabrigados pelas enchentes.

7. Não é a primeira vez que se joga com as expectativas. Apenas como mais um exemplo, o Plano Cruzado, onde pelo menos havia a boa fé dos executores, produziu uma das maiores gangorras entre popularidade e rejeição, no menor intervalo de tempo. Mas agora se joga com a impossibilidade para ganhar tempo e se lança a população numa névoa de encobrimentos e ilusões. Blefar no pôquer pode dar certo. Blefar com a sociedade, não: todos terminarão pagando para ver.


E POR FALAR EM APROVAÇÃO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA! SARNEY FOI RECORDE HISTÓRICO NO ESTADO DO RIO!

Em 14 de junho de 1986, o Ibope divulgava pesquisa fechada no dia anterior de avaliação de governo. O presidente José Sarney tinha 81,6% de ótimo+bom, 15,5% de regular e 2,5% de ruim+péssimo. É verdade: em pleno Plano Cruzado.


SALÁRIO MÍNIMO CAI A 166 DÓLARES!

E é sempre bom lembrar que Lula dizia que o piso do salário mínimo em seu governo seria de 200 dólares. Se analisarmos agora os números da economia brasileira em dólares, que é o que fazem lá fora, o PIB despencou, a proporção de pessoas abaixo da linha de pobreza no critério do Banco Mundial aumentou muito, o patrimônio das empresas desabou... Com o dólar baixinho era usado como propaganda. E agora?


TRIBUTOS MUNICIPAIS DO RIO-CAPITAL FORAM BEM EM NOVEMBRO!

1. O ISS atingiu 208 milhões de reais crescendo 22% sobre novembro de 2007.
2. O IPTU atingiu 80 milhões de reais crescendo 15% sobre novembro de 2007.
3. O ITBI atingiu 30 milhões de reais crescendo 25% sobre novembro de 2007.


RISCO BRASIL VAI DISPARANDO!

Nos primeiros dias de setembro era de 248. Nos primeiros dias de dezembro é de 522. Um crescimento de110%.


LULA E SUAS RECORRENTES COREOGRAFIAS DE HILOTISMO!

Para Lula a economia vive uma doença grave que deve ser escondida do paciente. Não se deve dizer que o paciente "SIFU". Antes Lula comparou o Estado a um penico. Jornal Nacional destacou!

1. "Quando o mercado teve a dor de barriga, que foi uma diarréia insuportável, quem é que eles chamaram para salvá-lo? O Estado."

2.  "Imagine se um de vocês fosse médico e atendesse um paciente doente. O que você falaria para ele? Olha companheiro, você tem um problema, você vai se recuperar? Ou você diria: "Sifu"? Vocês diriam isso para um paciente de vocês? Vocês não falariam".


ESTOQUE DE 300 MIL CARROS NAS FÁBRICAS DE CARROS!

Folha de SP
Montadoras têm 300 mil veículos e R$ 12 bi parados nos pátios

As fabricantes de automóveis no país vivem, neste final de ano, uma das maiores quedas nas vendas, prejudicadas pela falta de crédito e aumento dos juros. Apesar da produção reduzida, para acompanhar a demanda desaquecida, as montadoras têm 305 mil veículos parados em seus pátios, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).


VIAGRA AGORA É SEGURO-DESEMPREGO NUM MOMENTO DE CRISE!

GLOBO
CCJ proíbe demissão de marido de mulher grávida

Projeto aprovado pela CCJ da Câmara vai agora ao Senado. Se passar, a proibição valerá por um ano, a contar da constatação da gravidez


INDÚSTRIA ESPANHOLA TEM A MAIOR QUEDA DA HISTÓRIA: 12%!

EL PAÍS
La industria sufre el mayor retroceso de la historia tras caer un 12% en octubre

La crisis de los fabricantes de automóviles y su desplome cercano al 30% hunde a todo el sector. No hay día que las estadísticas económicas no den una cifra histórica. Hoy le ha tocado el turno a la producción industrial en España, que ha registrado en octubre la mayor caída que se registra en los archivos del INE, corregidos los efectos de calendario, tras bajar un 12,8% por sexto mes consecutivo. Ni siquiera en la anterior recesión de 1993, este índice había caído tanto (un 10,9% en febrero de 1993).


Fonte: Blog do Cesar Maia
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog do Cesar Maia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário