Os efeitos eleitorais da questão dos royalties do petróleo!

Publicado em 17/03/2010 10:42
1. Lula, Dilma e Cabral estão numa enrascada. Aos poucos, o eleitor do RJ e do ES, e em seguida de SP, PR e SC, se darão conta que a trapalhada teve uma origem com Lula. Para que leis novas? Para mudar o sistema de concessão pelo de partilha e para criar uma nova empresa. Sem estes dois pontos não haveria necessidade de lei nenhuma e não se estaria agora numa situação como esta, onde até direito adquirido foi atropelado.
                
2. Quando os estados confrontantes à linha do Pré-sal -especialmente os que já recebem royalties pelas bacias em exploração, como a de Campos, no caso do Rio- se deram conta que as regras mudariam para o pré-sal, começaram a se movimentar. Mas surgiram novas surpresas: a participação adicional, que representa mais que os próprios royalties, foi retirada pelo governo federal para si mesmo. Aí se abriu a porteira.
                
3. O governador do ERJ, com experiência parlamentar limitada à assembleia do Rio, que funciona como apêndice do poder executivo e com passagem em branco no senado, pensou que resolveria no grito e com apoio do presidente. O resultado foi a emenda Ibsen, de difícil solução. As reuniões realizadas segunda à noite em SP e ontem em Brasília, com vários senadores, mostraram que num ano eleitoral, com renovação de 2/3 do Senado e com uma tabela divulgada para os prefeitos e governadores do Brasil todo, não teriam como retroagir.
                
4. A solução encontrada foi compensar as perdas com a parte que toca ao governo federal. Essa ideia produz consenso e pode ser aprovada. No entanto, quem não quer é o governo. O líder do governo Lula no senado, Romero Jucá, afirmou ontem: “Uma coisa é o estado produtor perder receita, outra é deixar de ganhar. É desta forma que vamos trabalhar”.
                
5. Ou seja, fora do pré-sal fica como está. E no pré-sal se faz a distribuição que o Congresso quiser. Bem, se é assim, para que o governador ERJ se exaltou tanto meses atrás e agrediu tanto? Aos poucos vai se descobrir que a negociação em torno da distribuição dos royalties foi um fiasco por parte de Lula e Cabral.
                
6. E que agora o jeito é a emenda Pedro Simon, distribuindo o ônus para a União. Em pouco tempo se saberá que Cabral perdeu sempre na negociação e que esbravejou, deu entrevistas, pintou e bordou para aliviar a sua intransferível carga de responsabilidade.
                
7. Mas se for aprovada a emenda Pedro Simon, os atuais estados e municípios produtores nada perdem em relação à hoje, não ganham nada em relação ao futuro e os recursos são tirados da parte da União. Mas não ganham nada no pré-sal. Quando a lei retornar à Câmara de Deputados, só se poderá votar a emenda Ibsen ou a emenda Pedro Simon. Não haverá alternativa.
                
8. Aí, e então, o eleitor do ERJ vai se dar conta que há dois culpados inescapáveis: Cabral e Lula. E que a mobilidade de Dilma, especialmente no ERJ, ficará extremamente limitada durante a campanha eleitoral.  
                
9. RJTV segunda edição do dia 31 de agosto de 2009: "A postura do presidente o tempo inteiro foi exatamente a de entender nossas demandas, de verificar o quanto isso poderia acarretar em problemas. O estado, graças a Deus, teve garantias das suas receitas. Foi um diálogo muito positivo", avalia Sérgio Cabral.
              
10. Correio Brasilense de 31 de agosto de 2009: "O presidente Lula continua reunido com os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), e de São Paulo, José Serra (PSDB), para discutir a distribuição dos royalties do pré-sal entre os estados. O encontro no Palácio da Alvorada começou às 19h20 deste domingo e já dura mais de quatro horas.  Também participam da reunião os ministros Edison Lobão, das Minas e Energia; Dilma Rousseff, da Casa Civil; e Nelson Jobim, da Defesa."
    
                                                    * * *

ROYALTIES! LÍDER DE LULA: SOLUÇÃO É NÃO VOTAR E DEIXAR PARA O PRÓXIMO CONGRESSO!
        
(Folha SP, 17) O governo Lula teme que a polêmica dos royalties contamine a disputa eleitoral, prejudicando a candidata Dilma Rousseff (PT), e pode jogar a votação desse tema para depois da eleição presidencial. A estratégia, defendida pelo líder do governo no Senado, é votar o modelo de partilha de produção na exploração de petróleo até o final do semestre, mas retirando do projeto a questão da distribuição dos royalties entre os Estados produtores e não produtores. Nesse caso, o governo se comprometeria a encaminhar no final do ano ao Congresso um novo projeto tratando apenas dos royalties -tributo cobrado na exploração de petróleo.

                                                    * * *
           
PESQUISA ELEITORAL EM ARARUAMA - ESTADO DO RIO!
                    
1. Muitas pessoas pedem que este Ex-Blog mostre resultados do Interior. Em geral, essas pesquisas não são registradas. Hoje, recebi uma pesquisa registrada do GPP, realizada em 13-14 de março, com 400 eleitores. Araruama tem 80 mil eleitores e fica na região dos Lagos do Estado do Rio.
                    
2. Governador: Garotinho 34%, Cabral 32%, Gabeira 10%.
                    
3. Senador, dois votos: Cesar Maia 42%, Crivella 41%, Pr. Manoel Ferreira 12%, Vaguinho 10%, Lindberg 10%, Picciani 10%.
                    
4. Presidente: Serra 31%, Dilma 17%, Ciro 14%, Marina 13%.
                    
5. Avaliação Cabral: Ótimo+Bom 27%. Ruim+Péssimo 23%. \ Avaliação Lula: O+B 66%. R+P 8% \ Prefeito: O+B 11%. R+P 56%.

                                                    * * *

ROBERTO FREIRE CANCELA O MOVIMENTO SERRA-AÉCIO!
        
(Agência Estado, 16) O Movimento Serra-Aécio, fundado em parceria entre Freire, o poeta Ferreira Gullar e o cineasta Zelito Viana, entregaria um manifesto ao governador de Minas Gerais defendendo a dobradinha tucana. "Eu acho que não temos mais de fazer coisa alguma. Pode até ser negativo porque Serra não precisa de um vice específico, precisa é de um bom vice, e vice é uma coisa boa quando não tira voto", disse Freire. Segundo ele,
a presença de Aécio é importante, mas não fundamental. "Fundamental é a força da candidatura Serra", declarou.
 
                                                    * * *

DIRETO DO FRONT DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA!
                
1. Decreto 31.957 de 12/03/2010 desafeta parte de Praça em Santa Cruz. Ou seja, essa parte deixa de ser praça. O que virá? Art. 1º - Fica desafetada de bem de uso comum do povo, passando a bem de uso especial, a área com 5.700,00 m2 destinado a praça  frente, confrontando nos primeiros 41,00 metros com os lotes nº 01 e nº 20 da Quadra 07 do PAL 40190 e o restante com a Rua Abel da Costa Braga; fundos,  confrontando nos primeiros 54,00 metros com a Rua Bernardino da Silva Matos...
                
2.  Resolução SMU 893 de 15/03/2010: Considerando que a Estrada do Morro Cavado, com uma extensão de 3.500m, constitui uma importante ligação viária entre a Estrada do Mato Alto e a Estrada da Matriz/ Estrada da Ilha;   Considerando a importância de definir ou corrigir o alinhamento para essa via com grande demanda de ocupação;   Art. 1º - Fica aprovado o Projeto de Alinhamento (PA) 12.205 para a Estrada do Morro Cavado no trecho compreendido entre a Estrada da Matriz e a Estrada do Carapiá, na área de abrangência da XXVI R. A. – Guaratiba.

                                                    * * *

LULA, EM ISRAEL, "ESQUECEU" DE DIZER!
                
1. A figura de Oswaldo Aranha, que se apressou em bater o martelo ao presidir a Assembleia Geral da ONU que reconheceu o Estado de Israel.
 
2. A presença de 3.000 soldados brasileiros, postados na Faixa de Gaza, entre Israel e Egito, por dez anos, dentro da Força de Paz das Nações Unidas (até 1967).
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Blog do Cesar Maia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário