Veja como declarar vacinação do rebanho

Publicado em 13/12/2011 06:38 1273 exibições
Com o término da campanha de vacinação contra febre aftosa no dia 30 de novembro nas Regiões do Planalto e Zona de Fronteira, os pecuaristas têm até o dia 15 de dezembro para realizar a declaração. É importante ficar atento ao prazo e também ao novo processo, que nesta etapa deve ser realizado através do site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) – www.iagro.ms.gov.br – clicando no link Saniagro, localizado do lado direito da tela.

O sistema é simples. Ao clicar no link o produtor será redirecionado para a página do Saniagro Web, onde deverá selecionar o tipo de acesso “Produtor”, informar sua Inscrição Estadual (IE) ou CPF e senha de acesso ao sistema (senha de 6 a 10 dígitos, pessoal/intransferível, que o produtor cadastra na Iagro). Caso o produtor não esteja cadastrado o sistema informará com a mensagem “Dirija-se a um escritório da Iagro para obter a senha de acesso”.

Prosseguindo, o produtor deverá selecionar em “Registrar a vacinação”. Um dos pontos observados é que o pecuarista pode comprar vacina contra febre aftosa mais de uma vez, porém a declaração continua sendo única. Já quando houver alteração no rebanho (nascimento de bezerros, evolução de era, morte ou consumo), o sistema estará apto a emitir o Comprovante de Alteração de Estoque (CAE). Após a confirmação dos dados, o Saniagro gera uma mensagem automática  para que o pecuarista saiba que sua declaração foi validada.

Vacinação Pantanal

A imunização do rebanho de bovídeos no Pantanal Sul-Mato-Grossense continua até o dia 15 de dezembro, para os optantes desta etapa. Já o prazo para declaração se estende até o dia 30 de dezembro, porém, em continuidade aos trabalhos de harmonização de cadastro de rebanhos entre a Iagro e a Secretaria de Fazenda (Sefaz) - iniciado na etapa de maio - após a efetiva vacinação dos animais, os produtores devem preencher a Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos nos termos do Decreto n° 13.150, de 14 de Abril de 2011. O procedimento também é realizado pela internet e está disponível nos sites da Iagro e Sefaz - www.iagro.ms.gov.br e www.sefaz.ms.gov.br. Basta clicar no link "Declaração de Estoque do Produtor" e seguir o passo-a-passo.

Após preencher o formulário de Declaração do Estoque o produtor deverá imprimí-lo, assinar e reconhecer firma, e posteriormente entregá-lo na Agencia Fazendária (Agenfa) de seu município onde o mesmo será protocolado devendo o produtor receber uma guia de registro. 

Maiores informações pelos telefones 67 3901-2717 (Iagro), 3318-3600 (Sefaz) ou 0800-6476713 (Disk Ajuda).

Tags:
Fonte:
Seprotur - MS

0 comentário