Programa recupera pastagem degradada de MS

Publicado em 05/03/2013 18:01
Com nove meses de atividade, o Programa Mais Inovação, desenvolvido por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), já colocou em fase de recuperação 1.441 hectares de pastagem degradada. Mato Grosso do Sul conta atualmente com 20 milhões de hectares destinados à pastagem, sendo que nove milhões são considerados degradados.

De acordo com o diagnóstico elaborado pelos agrônomos e veterinários do Sistema Famasul, as regiões do Estado que mais sofrem com a degradação nas pastagens são a Costa Leste e a Norte. Os especialistas envolvidos no programa atribuem a degradação dessa área à carência de assistência técnica e, principalmente, às características climáticas.

O programa piloto Mais Inovação realiza estudos estratégicos voltados à recuperação de pastagens, consultorias e acompanhamento de 31 propriedades rurais em MS. Do total da área que o programa piloto desenvolve atividade atualmente, 512 hectares estão sendo recuperados, 919 hectares estão sendo reformados e 10 hectares serão destinados para agricultura.

Em inocência, onde o Senar/MS desenvolve experimentos em 29 propriedades, o produtor Walquer Ribeiro afirma que o clima não colabora na recuperação da pastagem, mas já vê resultados positivos. “É necessário fazer um investimento para melhorar, mas o resultado é extremamente compensador. A partir dessa experiência que realizamos em 120 hecatres, pretendo ampliar o que foi desenvolvido para toda propriedade”, relata o pecuarista, referindo-se às atividades do programa piloto Mais Inovação.

Segundo a coordenadora do programa, Daniele Coelho, o diferencial do Mais Inovação é a prestação de consultoria e assistência técnica. “Nossa meta é atingir o máximo de produtores no Estado. Estamos gradualmente atendendo aos municípios e assistimos que essa fase experimental já serve como multiplicadora de opiniões positivas. A expectativa é que o programa seja um ‘divisor de águas’ na pecuária de MS, tornando-a novamente uma alternativa viável e de rentabilidade competitiva”, afirma a engenheira agrônoma.

Os projetos são desenvolvidos de acordo com a realidade de cada produtor inscrito, podendo os recursos investidos partirem do próprio produtor ou de financiamentos. Entre os 31 produtores envolvidos, houve a busca do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO), Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para a recuperação da área experimental das 31 propriedades que abrange o programa piloto, os técnicos se dedicaram à adubação, ao preparo total do solo, fase em que trocaram a espécie forrageira existente por outra mais produtiva, utilizando em alguns casos o consórcio com leguminosa (estilosantes). Manejos de pastagens, sanitários e nutricionais, também são trabalhados para o desenvolvimento das forrageiras, de acordo com a necessidade do produtor e de sua criação.

Os produtores interessados em participar das próximas etapas do Programa Mais Inovação devem buscar informações junto ao sindicato rural do seu município, podendo ser beneficiado com o acompanhamento técnico de sua propriedade pelo período de 12 meses, de forma gratuita. Mais informações no site  www.famasul.com.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário