Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa em Roraima
O estado de Roraima abriu a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. A campanha começa em Rondônia no dia 15 deste mês, mesma data do início da fase única no Amapá. Nos demais estados, exceto no Piauí, a imunização dos rebanhos será em novembro.
A vacinação de todo o rebanho de bovinos e bubalinos será no Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Já a imunização em animais com idade abaixo de 24 meses está prevista na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Algumas localidades desses estados têm datas diferenciadas.
Os serviços veterinários oficiais têm 30 dias após o final do prazo para encaminhar ao Mapa relatório das atividades da campanha contra a enfermidade. A expectativa do Ministério da Agricultura é que 150 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa.
Atualmente, o Brasil reconhece como zona livre de febre aftosa com vacinação áreas de 22 estados (sendo sete do Nordeste e o Pará apenas em 2013) e o Distrito Federal. A campanha e todo trabalho realizado pelo governo são fundamentais para impedir a reintrodução da doença no território. Santa Catarina não está no calendário por ser zona livre de aftosa sem vacinação.
Confira o calendário completo de vacinação aqui
0 comentário

Marmoreio da carne é o diferencial da raça japonesa que já está sendo produzida também no Brasil

Tendência de alta da arroba está mantida, mas precisa de novidade para retomar fôlego

Arroba do boi gordo segue sustentada, mas sem força para buscar novos patamares

Radar Investimentos: compradores de olho na recomposição das escalas

Boi/Cepea: Baixa oferta sustenta cotações

Feira focada na produção de animais para corte apresenta novidades e discute temas relevantes para o setor