Pecuária volta a atrair investimentos e busca uma retomada em 2015

Publicado em 02/02/2015 10:51

Se a queda nas cotações internacionais põe fim à lua-de-mel entre os agricultores e o mercado de soja e milho, a pecuária vive um ciclo inverso. Após enfrentar anos de retração – que resultaram no fechamento de empresas e na redução de planteis – o setor supera a instabilidade com custos controlados e equilíbrio de oferta e demanda. Com alta de dois dígitos em um ano nos preços, atividades como a suinocultura e a bovinocultura voltam a atrair investimentos e buscam uma retomada em 2015.

O boi encara a situação mais privilegiada, após um longo período de perda de área para a soja. Desde a década passada, a pecuária reduz as pastagens e, no caso do Paraná, também os planteis, com abate de fêmeas. O ajuste gerou escassez e o valor da arroba atingiu cotação recorde, próxima de R$ 140 no estado.

“Além do aperto na oferta, a exportação subiu muito no ano passado ampliando a pressão da demanda interna sobre os preços”, indica o zootecnista Paulo Rossi, coordenador do Laboratório de Pesquisas em Bovinocultura (LapBov), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Considerando apenas os embarques da proteína não processada (in natura), 2014 gerou receita recorde de US$ 5,73 bilhões (7% a mais que no ano anterior).

Confira a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário