RS e SC serão áreas livres de peste suína clássica

Publicado em 19/05/2015 07:19

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina vão receber na próxima semana, em Paris, o certificado de área livre de Peste Suína Clássica (PSC) da Organização Mundial de Saúde Animal. É a primeira vez que a OIE vai reconhece zonas e países livres da doença.
 
Uma comitiva de autoridades e representantes de entidades gaúchas irão comparecer à 83ª Assembleia de Delegados que começa no dia 24 de maio na capital francesa. O fato histórico tem alta relevância para a produção sulista de carne suína.  Rio Grande do Sul e Santa Catarina são responsáveis por quase 70% das exportações brasileiras do produto. No estado gaúcho, a cadeia movimentou, em 2014, mais de U$ 13 bilhões.
 
Para alcançar a certificação de área livre de PSC, foi realizado um trabalho conjunto entre os setores público e privado desde o início dos anos 1990. O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, acredita que este é o caminho para o avanço de status em diversas frentes. “O setor de suínos deu o exemplo de que aliando forças e distribuindo atribuições é possível progredir. Esta é uma vitória de toda a cadeia produtiva que, junto com o serviço oficial, cumpriu as exigências e manteve longe do rebanho esta grave enfermidade”, conclui Kerber, que irá acompanhar a certificação em Paris. 

Atualmente, 15 estados* e o Distrito Federal são reconhecidos nacionalmente como áreas livres da doença. A partir da próxima semana, RS e SC terão reconhecimento internacional.
 
Áreas com reconhecimento nacional de área de PSC: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Leia a notícia na íntegra no site Só Notícias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário