Pesquisadores mapeiam áreas de pastagens no país

Publicado em 05/06/2015 17:15

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), fará um mapeamento inédito das áreas de pastagens em todo o território nacional para saber qual o tamanho dessa área que pode ser considerado degradação. O projeto, que conta com US$ 545 milhões doados pela Fundação Gordon and Betty Moore, dos EUA e apoio da consultoria Agroicone, deve ser concluído até outubro de 2016 e, então, disponilizado em um portal sobre pastagens e pecuária, já em funcionamento desde o ano passado.

“O portal servirá como um grande “data gateway” sobre pastagens e pecuária no país”, diz Laerte Guimarães Ferreira, coordenador do Lapig – o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento vinculado à universidade. Para tanto, mais de 20 pesquisadores do Lapig estão rodando o país para “pisar em pasto”. Já foram visitadas áreas no Pará e Tocantins e expedições percorrem nesta semana uma rota de Mato Grosso ao Acre.

Estima-se que a área total de pastagens no Brasil alcance 168 milhões de hectares, incluindo as produtivas e degradadas. O problema, diz Ferreira, está na última categoria: não há uma metodologia que defina o que é degradação ou os diferentes graus em que ela pode ocorrer.

Leiaa reportagem completa no site Beefpoint

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Beefpoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário