Brasil mira fim da vacinação contra aftosa até 2025

Publicado em 17/06/2015 07:25

Nos próximos anos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promete uma série de ações para que o Brasil avance no combate a febre aftosa. De acordo com a ministra da pasta, Kátia Abreu, os 26 estados mais o Distrito Federal deverão ser reconhecidos como áreas livre com vacinação ainda este ano. O anúncio foi feito durante a abertura do Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015/16, promovido pela BM&F Bovespa, em São Paulo.

Atualmente, Amazonas, Roraima e Amapá não possuem reconhecimento pleno como áreas livres da doença com vacinação. Posteriormente a obtenção deste status pelo trio, o país deverá ingressar com o pedido, possivelmente no próximo ano, junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Após o cumprimento desta etapa, o Mapa trabalha com a possibilidade de o Brasil ser reconhecimento como área livre de aftosa sem vacinação até 2025. Esse status permitiria a abertura de novos mercados para carne nacional, ampliando as exportações. Atualmente, apenas Santa Catarina é considerada como livre de aftosa sem vacinação pela OIE.

“O Brasil está cercado por países e zonas livres com vacinação. Todos estão avançando e o país precisa acompanhar. Apoio totalmente a ministra e espero que seja ainda antes do prazo estipulado”, afirma o Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná.

Entre as ações previstas pelo Mapa está o acordo de cooperação internacional com a Venezuela para diminuir o risco de entrada do vírus no Brasil pela fronteira. Com a permissão do governo local, o Mapa irá ajudar a construir um sistema de defesa agropecuária. A ministra garantiu que não faltará recurso para outras ações de defesa agropecuária.

Leia a notícia na integra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário