Boi: Estoque de machos em 2015 registra o pior desempenho dos últimos 9 anos no MT

Publicado em 22/06/2015 11:46

Mato Grosso tem para este ano o menor estoque de bovinos machos, com mais de 24 meses, dos últimos 9 anos.  Os números da segunda etapa da vacinação contra febre aftosa de novembro/14 revelam que o estoque de animais machos prontos para abate é 3,9 milhões de cabeças, conforme dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Esse resultado é reflexo do grande volume de matrizes encaminhadas para o abate entre os anos de 2011 e 2013 que comprometeu a oferta de animais para reposição nos anos seguintes.

A pedido da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) trabalhou em uma perspectiva para o curto prazo, para os próximos dois anos. Os resultados revelam que a oferta de boiadas deve melhorar no ano que vem, mas que o grosso dos animais disponíveis para abate chegará somente em 2017. De acordo com o superintendente da Acrimat, Olmir Cividini, o estoque para 2016 tende a aumentar, porém ainda de forma contida, alcançando 3,96 milhões de cabeças, representando um acréscimo de 1,6% em relação a 2015. Já para 2017 a expectativa é que haja um maior estoque de animais aptos ao abate, ultrapassando as 4 milhões de cabeças.

O estudo lembra que a partir de 2013 o clima favoreceu a produção de forragem e deu condições para que fatores como reprodução e produtividade fossem determinantes para o bom desempenho dos animais. Dessa forma, aliados às boas condições para a produção no campo, os ótimos preços da arroba do boi gordo e da reposição desencadearam em mais um ciclo de retenção de fêmeas. Entre 2013 e 2014 o volume de matrizes (acima de 24 meses) encaminhadas ao abate diminuiu 13,5%, passando de 2,56 milhões de cabeças para 2,21 milhões de cabeças.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Acrimat

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário