Chuva beneficia pastagens no Sudeste

Publicado em 11/10/2016 07:17

A presença de áreas de instabilidade sobre a região central e norte do Brasil manterá a atmosfera instável nesta segunda-feira. Com isso, pancadas de chuvas poderão ser observadas em diversas localidades do Centro-Oeste, do Sudeste e do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os volumes não serão altos, mas suficientes para permitir que ocorra um mínimo de umidade suficiente para dar condições ao desenvolvimento das lavouras de soja que vem sendo semeadas.  A tendência é de que nas próximas duas semanas as chuvas caíam de forma irregular sobre toda a região central e norte do Brasil, o que poderá levar a suspensão do plantio da soja, como já vem ocorrendo em muitas propriedades, comenta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

Culturas do café, cana de açúcar, laranja e pastagens serão beneficiadas com as chuvas o que melhora o desenvolvimento das lavouras, já que os níveis de umidade solo em boa parte do Sudeste estão baixos. Vale ressaltar, que a chuva desta semana será de fraca intensidade e há necessidade de mais chuvas ao longo do mês de outubro para que as condições se mantenham favoráveis no campo.

Na região Sul, ao longo desta semana o alerta é para temporais com bons volumes o que possibilita a elevação dos níveis de umidade do solo e garante melhores condições ao desenvolvimento de todas as culturas e até mesmo a retomada dos trabalhos dentro do campo, já que alguns produtores suspenderam o plantio do arroz, milho e soja por conta do baixo índice hídrico do solo.

Ainda haverá a necessidade de que sojicultores das regiões Centro-Oeste, do Sudeste, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará e Bahia tenham muita cautela para prosseguir com seus plantios, uma vez que as chuvas previstas para essas próximas semanas serão bastante irregulares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário