Município de Mato Grosso tem caso de raiva bovina confirmado, diz Indea

Publicado em 01/12/2016 08:23

Um caso de raiva bovina, registrada em Colíder, município a 648 km de Cuiabá, deixou a região em alerta. O caso, registrado no final de outubro em um animal de uma propriedade localizada próximo à comunidade Trevo Ouro Verde, foi confirmado por exames laboratoriais, segundo o chefe do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grossoi (Indea-MT), Newton Castilho.

Ao G1, o chefe do Indea afirmou que o animal infectado morreu e que, diante da suspeita de que o caso se tratasse de raiva bovina, os proprietários foram orientados a vacinar todo o rebanho e a se vacinarem, uma vez que, segundo Castilho, trata-se de uma doença grave e sem tratamento e que pode ser transmitida para os humanos que entrarem em contato com os animais infectatos.

“Todo o rebanho foi vacinado, assim como todos os animais domésticos e todas as pessoas que tiveram contato com os animais na propriedade. Além disso, em um raio de 12 km, todas as propriedades passaram por vacinação”, disse.

Para Castilho, apesar de outros casos não terem sido registrados na região, a situação inspira cuidados, ainda que o Indea mantenha o controle dos casos há alguns anos.

“A raiva é uma doença endêmica em Mato grosso, apesar de hoje ser algo difícil devido ao controle que o Indea mantém. Mas, onde tem mata, existe um banco da doença, que são os morcegos hematófagos”, afirmou.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário